A pandemia causada pelo novo Coronavírus, além de mudar o cotidiano das pessoas, também é responsável pelas mudanças em diversos mercados, como o imobiliário, na compra, venda locação e avaliação de imóveis, por exemplo.
Entretanto, mesmo durante a pandemia, novas oportunidades surgem, uma delas é a avaliação de imóveis, que no período de isolamento social cresceu consideravelmente. Quer saber mais? Então confira sobre a avaliação de imóveis, mercado em expansão durante a quarentena!
Taxa básica de juros no Brasil nunca foi tão baixa: aumento das oportunidades no mercado imobiliário
Ao contrário do que muitos pensam, a compra de imóveis durante a quarentena teve crescimento, motivado muito pela baixa atratividade de outras formas de investimentos, o mercado imobiliário continuou atrativo mesmo com a pandemia.
A taxa de juros baixa e histórica da Selic de 2,25%, tornou as aplicações financeiras tradicionais pouco atraentes. E os investimentos de maior risco, como as ações também é evitado, já que esse momento não favorece essa aplicação.
Com isso, muitos investidores que preferiam manter seus investimentos nessa aplicação, passaram a ver no mercado imobiliário a oportunidade para investir com segurança e evitar a desvalorização do seu capital.
Além dessas razões, outras pessoas aproveitam esse momento para comprar imóveis mais perto do trabalho, para facilitar o deslocamento e, devido a pandemia, aumentar a proteção com um percurso mais rápido no dia a dia.
Mesmo na pandemia, o mercado imobiliário cresce, ao contrário de outros setores que lidam com queda no faturamento, demissões e renda. Com a compra e venda de imóveis em alta, a procura por crédito imobiliário também aumentou, sendo até maior do que ano anterior.
O crescimento do setor imobiliário, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), pode ser verificado na concessão de financiamento para compra e construção, que somam R$ 7,13 bilhões, somente em maio deste ano.
Os números do crescimento do setor ficam ainda mais expressivos quando analisado o período dos últimos 12 meses, entre junho de 2019 a maio de 2020, que somam R$ 7,13 bilhões, uma alta de 30,5%, quando comparado ao ano anterior.
A importância da avaliação de imóveis
Além do corretor ser essencial nas transações imobiliárias, como a compra e venda, por exemplo, o avaliador de imóveis também é. O profissional em avaliação de imóveis é de extrema importância para avaliar diversos aspectos do imóvel, além de definir seu valor de venda no mercado imobiliário do país.
A avaliação de imóveis é um processo que visa analisar e definir o valor real de uma propriedade, seja ela uma casa, apartamento ou terreno. Para realizar esse processo, o avaliador de imóveis utiliza alguns pontos, como localização, acabamento, documentação, revestimento, fachada, pintura, entre outros aspectos do imóvel.
Dessa forma, esse profissional tem muitas oportunidades de atuação no mercado imobiliário, mesmo durante a crise econômica causada pela pandemia.
Tecnologia facilita avaliação de imóveis
Com o receio da tranmissão da COVID-19, muitos condomínios e moradores restringiram a visitação aos imóveis, sendo necessário que o corretor se adaptasse a essa nova realidade e buscasse por ferramentas para ajudar a desenvolver o seu trabalho de forma remota.
Durante a pandemia e isolamento social, muitos serviços precisaram se adaptar à nova rotina, e a avaliação de imóveis e corretores também. Assim, o uso da tecnologia passou a ser aliada nesse momento.
Uma das soluções são as plataformas que permitem fazer a avaliação de imóveis online. O corretor de imóveis pode utilizar essa tecnologia para facilitar seu trabalho durante a pandemia.
A Caixa Econômica Federal, que possui 70% da oferta de crédito imobiliário do país, também disponibiliza a tecnologia para facilitar diversos processos, como a implantação do registro eletrônico de escrituras ao financiamento de impostos e taxas na compra de propriedades.
Sem dúvida, a área de avaliação de imóveis é uma das que mais oferecem oportunidades no setor para profissionais que já atuam ou desejam atuar como corretores de imóveis. Para exercer a atividade, além da formação na área, ser corretor credenciado no CRECI, é necessário ter curso de Avaliação de Imóveis e solicitar o registro no CNAI.
Gostou de saber mais sobre a avaliação de imóveis e as oportunidades que essa área oferece, inclusive durante a pandemia? Então acompanhe sempre o nosso blog e confira mais conteúdos sobre a profissão e o mercado imobiliário!
7 estratégias para não errar na fidelização de clientes no mercado imobiliário
O mercado imobiliário possui ótimas oportunidades tanto para os seus profissionais quanto para as empresas ... Read more
Entenda o conceito de rentabilidade e juros real
Dominar os conceitos de rentabilidade e juros real é uma habilidade muito importante ao corretor ... Read more
sou tti,com curso de perrito judicial posso tirar o cnai?
Olá Junior! Para se inscrever no CNAI é preciso fazer o curso técnico Avaliação de Imóveis ou o curso superior na área de Negócios Imobiliários.
Com o cadastro no CNAI, é possível fazer os cursos técnicos Perito Judicial e Inferência Estatística para se especializar na área de avaliação.
Caso precise de mais informações, entre em contato com o núcleo de atendimento que eles vão te explicar tudo direitinho. Aproveite para consultar as promoções de cursos na sua região.
Atendimento de segunda a sexta (8h às 17h) Tel.: (11) 2578-3652 / Celular (11) 99194-9033 / WhatsApp https://wa.me/5511991949033 ou E-mail atendimento@ibresp.com.br
Você também pode adquirir os cursos direto na loja do IBRESP. Acesse: https://ibresp.com.br/loja