Uma profissão cheia de oportunidades no mercado imobiliário, você conhece qual é? Então confira sobre a promissora carreira de Avaliador de Imóveis!
O mercado imobiliário oferece muitas oportunidades de carreira, uma delas é a de Avaliador de Imóveis. Se antes era mais comum apenas a procura pelo corretor para realizar transações como compra, venda e locação, hoje isso mudou, sabia?
A avaliação de imóveis é um serviço cada vez mais procurado no mercado. Entretanto, faltam profissionais capacitados e certificados para atuar como perito imobiliário.
Se você quer expandir suas oportunidades profissionais ou ingressar em uma nova profissão, confira mais sobre essa carreira promissora!
Afinal, o que faz um Avaliador de imóveis?
Apesar de também ser um profissional do mercado imobiliário, assim como o corretor, o perito tem funções diferentes.
O perito imobiliário, por meio de um laudo pericial na estrutura do imóvel avaliado, verifica as condições e estado da propriedade.
Para isso, diversos aspectos do imóvel são considerados durante a avaliação, como: localização, idade do imóvel, segurança, orientação solar, vista, tamanho, vaga de garagem, região, terreno, estado do imóvel, entre outros.
Todos esses detalhes são devidamente analisados e anotados para realizar o parecer técnico de avaliação mercadológica.
Áreas de atuação de um Avaliador de Imóveis
Engana-se quem pensa que o Avaliador de Imóveis fica restrito a realizar serviços referente a disputa judicial, vai muito além disso. A carreira é ampla e há muitas oportunidades para profissionais capacitados e competentes.
Algumas das áreas de atuação de um perito de imóveis:
Demarcatórias;
Desapropriações;
Indenizatórias;
Interdito proibitório;
Lucros cessantes;
Perdas e danos;
Reintegração e manutenção de posse;
Renovatórias de locação;
Usucapião;
Vistorias;
Avaliação para efeito de garantia bancária.
Quais são os clientes de um Avaliador de Imóveis?
O Avaliador de Imóveis, assim como o corretor, tem autonomia para exercer as suas atividades. Ou seja, não precisa ficar restrito a trabalhar em uma imobiliária, apenas.
Com isso, é possível ter clientes e ganhos conforme a sua dedicação e objetivos na carreira.
Alguns clientes que necessitam de serviços de um Avaliador:
Consórcios imobiliários: os imóveis adquiridos por consórcios precisam passar pela avaliação imobiliária. E para ter peso judicial, a avaliação deve ser feita por um avaliador de imóveis certificado.
Empresas: imobiliárias e empresas especializadas em avaliação de imóveis são algumas das possibilidades que o avaliador tem para atuar.
Órgãos públicos: diversos órgãos públicos e prefeituras também utilizam os serviços de avaliação de imóveis, como, por exemplo, em caso de desapropriações.
Pessoas físicas: a partilha de bens, divórcio, são algumas das razões que um perito pode ser solicitado por pessoas físicas.
Como você pode perceber, as oportunidades para um Avaliador de Imóveis atuar são muitas. Uma carreira promissora e cada vez mais procurada por diversos perfis de clientes.
Como ingressar na carreira promissora de Avaliador de Imóveis?
Se você se identificou com a carreira de Avaliador de Imóveis, saiba que é preciso seguir um passo a passo para conseguir ingressar nessa área, vamos lá?
Para ser um Avaliador de Imóveis, você deve realizar:
1. Curso de Avaliação de Imóveis
A área de avaliação de imóveis requer competências específicas e conhecimentos técnicos. Assim as formações e certificações exigidas para os profissionais que atuam como peritos, são essenciais para passar credibilidade e confiança aos clientes.
Para ser um avaliador, é preciso ter curso específico na área e, antes disso, ser um corretor de imóveis formado e com CRECI.
O curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) é um dos mais realizados por quem busca entrar no mercado imobiliário, como corretor e, posteriormente, avaliador.
O CRECI também é imprescindível para atuação do corretor. O registro pode ser solicitado após a conclusão do curso de TTI diretamente no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis.
Se já for Corretor, o próximo passo é realizar o curso de Avaliação de Imóveis. O curso possui duração média de 45 dias, no IBRESP. E, após a sua conclusão, é possível solicitar o CNAI e começar a atuar na área.
2. Registro no CNAI
O registro no Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) junto ao COFECI é essencial para exercer a profissão de Avaliador.
Para solicitar o registro no CNAI, é preciso:
Conclusão do curso de Avaliação de Imóveis;
Registro no CRECI e estar em dia com as suas obrigações no CRECI.
O Avaliador é cada vez mais valorizado no mercado imobiliário. Dessa forma, a tendência é aumentar cada vez mais a procura por profissionais bem capacitados e com CNAI, tanto para realizar serviços na esfera judicial, como na extrajudicial.
Gostou de saber mais sobre a carreira promissora de Avaliador de Imóveis?
Então aproveite e confira nosso post “Por que um bom corretor precisa saber avaliar imóveis?”!
7 dicas de renda para aposentados
A aposentadoria é um momento muito desejado pela maioria dos trabalhadores, não é mesmo? Entretanto, ... Read more
Por que treinar e desenvolver os corretores da sua imobiliária?
Treinar e desenvolver os corretores da sua imobiliária é muito importante, sabia? Então confira os ... Read more
Muito importante este conteúdo, basta lembrar que os financiamentos bancários dependem diretamente de avaliadores de imóveis, que são empresas da área de engenharia, já os peritos cadastrados com CNAI podem atuar em questões judiciais.