O mercado imobiliário vai além da compra, venda e locação para ter rendimento. Saiba como investir em fundos imobiliários para ganhar dinheiro
Uma das aplicações mais promissoras e comentadas do momento no mercado financeiro são os FII, os fundos imobiliários, que são uma forma de investir no mercado de imóveis por meio de ações de investimento.
É possível investir em imóveis e fundos imobiliários, mesmo sem comprar uma propriedade.
A possibilidade se dá pelo investimento conhecido como FIIs.
Ao fazer uma aplicação nesse investimento através de cotas desses fundos, é possível se tornar sócio de empreendimentos imobiliários e ter lucro com os aluguéis, por exemplo.
Confira, neste post, o que são e como investir em fundos imobiliários para ganhar dinheiro.
Afinal, o que são fundos imobiliários?
Os fundos de investimentos conhecidos como FIIs são uma forma de investir dinheiro em imóveis, ao comprar cotas de propriedades e obter lucro através de locação e venda.
As principais vantagens deste investimento, além da rentabilidade, é a possibilidade de investir no mercado imobiliário sem precisar lidar com burocracias que envolvem a compra de um imóvel, como registro em cartório, contratos, pagamento de taxas e impostos.
Com a aquisição de cotas dos FIIs, o investidor consegue investir seu dinheiro em hospitais, shoppings, prédios comerciais, residenciais, entre outros tipos de propriedades para obter rendimentos com a valorização dos seus ativos e das cotas.
Pessoas físicas e jurídicas podem investir em fundos, sendo isento de Imposto de Renda para o primeiro caso. A compra e venda das cotas é facilitada, pois são negociadas na Bolsa de Valores.
Rendimento dos fundos de investimento imobiliário
Os fundos imobiliários têm rendimento que podem variar, já que existem 4 categorias diferentes.
Por ser um investimento de renda variável, os fundos podem valorizar ou desvalorizar ao longo do tempo.
Fundo de renda: empreendimentos imobiliários de grande porte e geralmente comerciais, como shoppings, hospitais, agências bancárias e hotéis.
O investidor pode ter uma renda mensal de aluguel ou arrendamento. Com a valorização dos imóveis, o retorno do investimento também aumenta.
Fundos de papel: FIIs de recebíveis imobiliários, aplicação em renda fixa – LCI, CRI e LH.
Fundos de desenvolvimento: são fundos focados em construção, ou seja, imóveis que serão construídos e vendidos, e o investidor terá lucro com a venda da propriedade.
Em caso de imóveis que não são vendidos, o investidor fica com fundos de renda de aluguel.
Fundos de fundos: para investidor que quer diversificar, com cotas de outros fundos.
Como começar a investir em fundos imobiliários
Engana-se quem pensa que somente com um bom valor para começar a investir em FIIs, pois há cotas no mercado negociadas por menos de R$ 100.
Contudo, para começar a investir em fundos imobiliários, é necessário ter uma conta em uma corretora de valores séria e com credibilidade no mercado. Normalmente, os bancos comerciais também atuam como corretora para seus clientes.
Após abrir uma conta em uma corretora, já é possível começar a investir em fundos imobiliários, comprar e vender cotas FIIs listadas na Bolsa de Valores.
Ao escolher uma corretora, é necessário ficar atento a alguns pontos, como a taxa de corretagem, nível de risco do fundo escolhido e liquidez.
Contar com um consultor de investimentos também é recomendado na hora de investir em FIIs.
O Imposto de Renda é um tributo que deve ser pago em caso de ganho de capital pela variação das cotas do fundo imobiliário, porém o rendimento periódico é isento de IR.
Quer ser Corretor de Imóveis? Conheça o curso TTI que é referência do mercado e também os cursos de atualização que vão torná-lo um especialista em diversas áreas.
Para mais dicas sobre o mercado imobiliário, acompanhe sempre as novidades do blog do IBRESP.
O que é e para que serve o VGV no mercado imobiliário?
O Corretor de Imóveis que deseja se destacar no mercado imobiliário precisa conhecer a importância ... Read more
Marketing de relacionamento é estratégia para o corretor
Marketing de relacionamento é essencial para o corretor de imóveis. Saiba como aplicá-lo no mercado ... Read more
Sem comentários