Não caia em armadilhas e nas promessas do falso corretor de imóveis. Veja como denunciar os casos suspeitos no CRECI da sua região!
O crescimento do mercado imobiliário brasileiro nos últimos anos trouxe muitas oportunidades para as pessoas trabalharem e ganharem um bom dinheiro.
O corretor de imóveis é um profissional cada vez mais necessário para atender as demandas comerciais desse setor.
Contudo, também surgem os casos de falsos profissionais atuando como corretores de imóveis, que podem causar sérios prejuízos aos clientes.
Para combater essa prática ilegal, que também é uma ameaça para o mercado imobiliário, o CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) recebe denúncias e fiscaliza as atividades irregulares para punir os falsos corretores de imóveis.
Para o exercício legal da profissão de corretor de imóveis no Brasil, de acordo com a Lei 6.530, a pessoa precisa ter diploma de formação específica na área, como do curso TTI (Técnico em Transações Imobiliárias) ou equivalente e inscrição ativa no CRECI do seu Estado.
Quer ser Corretor de Imóveis? Conheça o curso TTI do IBRESP a melhor opção para iniciar uma carreira de sucesso no mercado imobiliário.
Falso corretor é um problema para a sociedade
Para se ter uma ideia da dimensão desse problema – que prejudica não só a economia, mas a sociedade como um todo – só o CRECI-RJ anunciou que em setembro de 2024 que bateu o recorde de casos com 5.149 contraventores tirados de circulação no estado do Rio de Janeiro.
Esse número alarmante representa um aumento de 24.4% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 4.139 corretores ilegais foram autuados.
Segundo o CRECI-RJ, esse levantamento comprova a eficiência da fiscalização e das denúncias que aumentaram bastante nos últimos tempos, tanto por parte das imobiliárias quanto por parte de clientes que desconfiaram da atuação dos falsos corretores e de anúncios maliciosos na internet.
Corretor ilegal lesa os clientes
Na capital do país, em Brasília, o CRECI-DF também se esforça bastante para atuar na repressão de corretores ilegais que atuam em várias áreas do planalto central.
Recentemente, agentes do conselho e da polícia civil abriram uma investigação contra um falso corretor que lucrou mais de R$ 135 mil com a negociação de imóveis de alto padrão.
Segundo a investigação, o suspeito pedia pagamentos antecipados dos clientes, que eram atraídos por anúncios de casas de luxo com valores abaixo do mercado, mas quando chegaram aos imóveis eles já estavam ocupados com outras pessoas morando.
No litoral de São Paulo, os fiscais do CRECI-SP realizaram uma operação de campo que resultou em 47 autos de constatação somente no balneário de Peruíbe.
Entre os destaques, mais de dez notificações foram emitidas para a remoção de placas de publicidade que se encontravam em desacordo com a legislação.
Além disso, a fiscalização do CRECI paulista também registrou um auto de constatação de exercício ilegal da profissão na região.
Desconfia de exercício ilegal da profissão de corretor de imóveis? Denuncie através do WhatsApp da Fiscalização do CRECI-RJ (21) 99800-4882 e do CRECI-DF (61) 99943-1990.
O CRECI-SP tem um canal exclusivo para denúncias no seu site, acesse: https://crecisp.gov.br/cidadao/fiscalizacaoedenuncia
Confira o Blog do Corretor de Imóveis e fique por dentro de novidades e conteúdos sobre o mercado imobiliário.
Se você acredita que essa informação é de utilidade pública, aproveite para compartilhar esta notícia com seus amigos.
Quanto recebe um corretor de imóveis?
Os profissionais qualificados podem ganhar um bom dinheiro no mercado imobiliário. Descubra quanto recebe um ... Read more
O que é preciso para ser um corretor de imóveis?
Para atuar na negociação de imóveis é necessário se preparar e cumprir requisitos. Descubra o ... Read more
Sem comentários