De vez em quando, o país passa por transformações políticas e econômicas que deixam a população de saia justa, orçamento apertado e bolsos quase vazios. A gente sabe que mais cedo ou mais tarde a fase complicada vai passar e o mercado voltará a sorrir — mas as contas e a vida não podem esperar isso acontecer. O jeito então, é arregaçar as mangas e partir para alternativas criativas, que, se você olhar para os lados, é o que muitos concorrentes já estão fazendo e se dando muito bem. Em comparação com outras profissões, o corretor de imóveis pode considerar-se privilegiado por contar com diversas áreas dentro do mercado imobiliário. Veja como lucrar mais mesmo em tempos difíceis:
Estude o seu objeto de trabalho a fundo
Conhecer bem o mercado imobiliário é essencial para qualquer corretor, mas para quem quer criar diferenciais e ter lucro de verdade, isso é vital — afinal, ele é o seu objeto de trabalho. Leia, estude, informe-se, não tenha medo de pedir ajuda, mas torne-se uma referência na hora do cliente comprar um imóvel. Saiba tudo a respeito da valorização das propriedades, dos fatores que influenciam nessa valorização daqui a 5 anos, por exemplo, de como as condições de financiamento podem ser mais favoráveis, dos locais que têm mais potencial para investimento, do melhor uso para determinados imóveis, etc.
Escolha um nicho e especialize-se
Ao tornar-se um expert no mercado imobiliário, você também tem a chance de descobrir os nichos mais lucrativos no momento e especializar-se neles: casas de alto padrão, propriedades de temporada, imóveis no interior, setor rural e agrário, instalações industriais, estúdios etc. Essa é outra boa oportunidade para criar destacar-se no mercado, tendo um público bem específico que você deve conhecer a fundo para prestar um atendimento personalizado e fidelizar seus clientes.
Invista em tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada dos corretores de imóveis, por isso você deve aumentar a sua presença online. Uma pesquisa do Google mostra que 60% de todos os processos de compra imobiliária começam na internet, ou seja, o seu público está online. E é aqui que você deve estar! Trabalhe suas redes sociais, capriche no seu site imobiliário, faça parcerias com grandes portais, potencialize suas chances com os motores de busca investindo em SEO, crie conteúdos relevantes, originais e atualizados para compartilhar com seus clientes e amigos e invista no marketing digital. Ele é muito mais barato do que o marketing offline e tem resultados muito melhores, mais rápidos e mais fáceis de serem medidos.
Use sua cartela de clientes antigos e antecipe ações
Não espere ser procurado, comece a tomar a iniciativa com quem já foi seu cliente. Por exemplo, dê uma olhada em que fez financiamento da casa própria com você nos últimos 2 ou 3 anos, é bem possível que vários deles estejam procurando imóveis mais baratos para suavizar o orçamento mensal. Dê uma olhada no histórico de cada um e crie uma lista de opções da sua cartela que podem ser interessantes para cada perfil. Use a proatividade para gerar lucro e reconquistar clientes antigos.
Amplie seus conhecimentos
Um bom corretor de móveis não restringe seu conhecimento aos dados do imóvel ou da região na qual está inserido, ele não precisa ser um especialista em tudo, mas deve ser conhecedor de vários assuntos relacionados que o ajudam a fornecer argumentos consistentes e a ganhar a confiança do cliente. Muitas vezes ele não consegue visualizar possíveis benfeitorias no imóvel, então, tenha noções de arquitetura, paisagismo e decoração, por exemplo, para dar ideias de como ele poderá ficar. Há vários aplicativos que ajudam o corretor de imóveis nesse sentido, como fazer a medição de cômodos e simular a colocação de móveis e descobrir a posição do sol em relação a cada cômodo nos diversos períodos do dia, por exemplo. Pequenas sugestões podem fazer uma grande diferença na hora da decisão de compra.
E você, como tem feito para gerar lucro na crise? Compartilhe conosco a sua experiência!
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