Você já conhece o ditado e sabe que ele é real – a primeira impressão é a que fica! Por isso, passar uma boa primeira impressão pode ser o que conquista um cliente de vez ou o que o afasta e faz com que procure outro corretor de imóveis.
Para passar sempre uma boa primeira impressão, confira nossas dicas!
Esteja sempre apresentável
Você não precisa emagrecer, cortar o cabelo com um penteado da moda, usar uma maquiagem impecável ou qualquer outra coisa mais complexa. Mas estar apresentável em todas as ocasiões é essencial.
Vista-se de acordo com a imagem que deseja passar, com roupas confortáveis, que estejam sempre limpas e bem alinhadas. Mantenha seu cabelo sempre arrumado e as unhas sempre feitas – com esmalte ou apenas cortadas e lixadas.
Não se encontre com um cliente sem que sua aparência esteja nas melhores condições possíveis.
Preste atenção na linguagem corporal
A maior parte do que você passa para o cliente não tem a ver com o que você fala. Sua simpatia e atitude profissional serão transmitidas pela linguagem corporal o tempo todo. Veja algumas dicas essenciais:
- Sorria! Mostrar-se feliz ao atender o cliente já gera empatia à primeira vista;
- Tenha um aperto de mão firme. Isso demonstra seriedade e dedicação;
- Olhe nos olhos do cliente quando estiverem conversando. Isso passa confiança;
- Não cruze os braços enquanto estiver falando com ele. Esse é um sinal de que você está se fechando. Mantenha os braços ao longo do corpo para se mostrar aberto a toda perspectiva.
Saiba se comunicar
A comunicação é a chave para conquistar seus clientes e, por isso, aprender a se comunicar da melhor forma possível pode mudar sua carreira. Em primeiro lugar, é importante usar uma linguagem otimista, que mostre que você está aberto ao cliente e que deseja trabalhar com ele.
Em segundo lugar, lembre-se de que a comunicação depende de duas pessoas. Deixar que o cliente fale é essencial para saber o que ele deseja, compreender seus problemas e descobrir quais imóveis podem satisfazer seus gostos. Fale menos e escute mais.
Não force a barra
Muitos corretores de imóveis, especialmente os que são mais tímidos, acabam assumindo “personagens” na hora de atender um cliente. Mesmo que isso seja normal, tente não forçar a barra e deixar a situação pouco natural. Quanto mais autêntico você for, mais o cliente vai se sentir à vontade.
Seja educado
Ser bem educado é sempre importante, e pode fazer toda a diferença quando você atende um cliente. E essa educação deve se estender a todos: não adianta nada dizer “por favor” e “obrigado” ao cliente e não estender a mesma cortesia às pessoas que trabalham na casa dele.
Não tenha vergonha
Estar bem preparado para responder toda e qualquer dúvida do cliente é importante, mas saber de tudo é impossível. Por isso, esteja preparado para dizer “não sei!” quando for necessário.
Mas não pare por aí: mostre-se disponível para pesquisar, ir atrás da resposta e dar um retorno o mais rápido possível. Ninguém precisa saber de tudo, mas um bom corretor de imóveis não deixa seus clientes sem resposta.
Atualize-se
O corretor de imóveis, como todos os profissionais, deve estar sempre atualizado em sua área. O cliente vai perceber se você estiver negligenciando os estudos, as pesquisas e as tendências do mercado. Por isso, é necessário estar preparado para passar uma boa primeira impressão.
O Ibresp oferece cursos que podem ajudar desde corretores iniciantes até aqueles que têm anos de experiência a passarem uma primeira impressão profissional, atualizada, firme, dedicada e decidida.
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