A profissão de corretor de imóveis é uma das que mais oportunidades oferecem atualmente no mercado. E alguns termos são específicos dessa profissão, você conhece alguns deles? O CRECI é um deles, mas você sabe o que é o CRECI? Então conheça o que ele é e a sua importância para um corretor de imóveis!
Afinal, o que é o CRECI?
O CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) é um órgão que visa regularizar e fiscalizar a atuação de corretores de imóveis e imobiliárias em intermediações imobiliárias. A sua criação ocorreu em 1962.
A Lei Federal 6530/78 regulamenta a profissão de corretor de imóveis e o funcionamento de seus órgãos fiscalizadores. Com isso, todo profissional que trabalha no mercado imobiliário e precisa realizar intermediação imobiliária, necessita da certificação emitida pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do seu estado.
Além da certificação, o CRECI também realiza a fiscalização das atividades dos corretores e imobiliárias. A fiscalização é para que todas as transações imobiliárias sejam realizadas com segurança. O órgão também cassa o registro do profissional que atuar de forma ilegal.
Qual a importância do CRECI para o corretor de imóveis?
O CRECI é essencial para a atuação do corretor de imóveis no mercado, pois, além de ser ilegal trabalhar sem registro, ter o CRECI oferece mais credibilidade ao corretor de imóveis. Dessa forma, as transações imobiliárias são realizadas com segurança e tranquilidade.
Além do mais, ter o CRECI permite que o corretor de imóveis tenha liberdade profissional, permitindo a escolha das melhores empresas e imobiliárias parceiras.
Como tirar o CRECI?
Agora que você já sabe o que é o CRECI e qual a sua importância, você precisa saber como ter o seu registro no CRECI. O principal requisito para ter o seu registro no CRECI é ter formação técnica em transações imobiliárias, para isso você deve procurar uma instituição de ensino séria credenciada pelo CEE (Conselho Estadual de Educação) e aprovada pelo sistema CRECI/COFECI e fazer o curso TTI. Veja abaixo os três passos para ter o seu registro no CRECI:
1. Realizar o curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI)
O curso de TTI dá ao profissional o conhecimento técnico necessário nas áreas que envolvem as transações imobiliárias, neste curso você aprenderá:
- Comunicação e Expressão em Língua Portuguesa
- Desenho Arquitetônico e Noções de Construção Civil
- Direito e Legislação
- Economia e Mercado
- Matemática Financeira
- Operações Imobiliárias
- Organização Técnica Comercial e Marketing
- Relações Humanas e Ética
O curso é regulamentado do CEE e tem prazo mínimo de duração de 6 meses. Para se matricular você precisará dos seguintes documentos:
- CPF;
- RG;
- Histórico e Certificado Escolar do Ensino Médio;
- Certidão de Nascimento ou Casamento.
2. Realizar o Estágio Profissional Supervisionado
Realizar o estágio profissional supervisionado, é uma etapa obrigatória para o registro no CRECI SP e deve ser realizado em paralelo com o curso TTI. Deve ser realizada em uma imobiliária ou por um corretor autônomo devidamente inscrito.
Nessa etapa é necessário solicitar a carteira de estagiário junto ao CRECI. Para isso, você deve preencher o formulário de requisição no site do CRECI (crecisp.gov.br), recolher as taxas referente a sua requisição, anexar os documentos solicitados ao processo e protocolar o pedido em uma delegacia do CRECI mais próxima de sua residência. A carteira de estagiário tem prazo de validade de 6 meses, podendo ser prorrogada por mais 6 meses.
3. Solicitar o registro no CRECI
Com o diploma do curso TTI em mãos e a conclusão do estágio profissional, é a hora de solicitar o registro no CRECI. Assim como na solicitação da carteira de estágio, a solicitação da carteira definitiva do CRECI deve ser realizada através do site do CRECI (crecisp.gov.br) e protocolada em uma delegacia do CRECI mais próxima de sua residência.
Com a carteira definitiva do CRECI em mãos é possível iniciar as atividades como corretor de imóveis e aproveitar as oportunidades que essa promissora carreira do mercado imobiliário oferece, tanto de forma autônoma ou trabalhando para empresas da área, como imobiliárias.
O curso de TTI da IBRESP, por exemplo, permite a formação completa do corretor de imóveis e, após a realização de todas as etapas e disciplinas exigidas, é possível tirar o CRECI no Conselho Regional de Corretores de Imóveis da sua região.
Gostou de saber o que é CRECI e a sua importância para um corretor de imóveis? Então acompanhe sempre o nosso blog e confira mais conteúdos sobre a profissão e o mercado imobiliário!
Devo abrir uma imobiliária e empreender?
Começando a série sobre O que o corretor precisa saber sobre atuação no Mercado Imobiliário, ... Read more
Mercado Imobiliário: Principais mudanças em 10 anos
Quais as principais mudanças que ocorreram no mercado imobiliário nos últimos 10 anos? No segundo ... Read more
Bom dia, excelente explicação e de fácil entendimento
Boa tarde
Coloquei meu apto na imobiliária antes de fazer o contrato a pessoa entrou para morar .saiu deixou uma despesa de energia que a imobiliária não quer se responsabilizar
Agora tem um segundo inquilino que entrou no apto não assinou o contrato e também vai sair me deixando uma dívida alta de energia
Nesse caso a imobiliária não cumpriu nada do contrato preciso de uma ajuda
Olá Vânia, obrigado pelo contato! Que situação chata. Felizmente esse comportamento não reflete a grande maioria do mercado. Para registrar sua ocorrência, sugerimos que procure na sua região pelo CRECI, que é a entidade que fiscaliza e regula os serviços prestados pelos profissionais do mercado imobiliário.
Aluguei uma casa há 5 meses e ela apresenta inúmeras goteiras e infiltrações, comuniquei a imobiliária e depois de 20 dias ainda não obtive respsota para o problema , um arquiteto amigo viu o estado da casa e disse que há risco de desabar o telhado . Posso fazer denúncia da imobiliária, quero deixar a casa sem pagar multa e pintura além de pedir reparação financeira para pagar outra mudança de casa.
Olá Ana, obrigado pelo contato! Que situação desagradável. Felizmente esse comportamento não é comum no mercado. Para registrar sua ocorrência, sugerimos que procure na sua região pelo CRECI, que é a entidade que fiscaliza e regula os serviços prestados pelos profissionais do mercado imobiliário. Solicite ao arquiteto ou engenheiro um laudo técnico sobre as condições do imóvel. Na esfera jurídica você pode pedir reparação pelos problemas apontados.