A profissão de Corretor de Imóveis é uma das que mais oferecem oportunidades atualmente, porém, para ter sucesso é preciso saber e estar de acordo com todas as normas para exercer a profissão, ter o CRECI é uma delas. Você conhece a importância desse registo? Então confira o por que é importante tirar o CRECI?
O que é o CRECI?
O Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) é um órgão que visa fiscalizar o trabalho dos profissionais do mercado imobiliário, corretores e imobiliárias.
O Conselho Federal dos Corretores de Imóveis (Cofeci) foi criado em 1962. E a profissão de Corretor de Imóveis foi regulamentada pela LEI 6530/78, que determina que somente pessoas autorizadas podem fazer o registro de imóveis. Ou seja, Corretores de Imóveis com CRECI.
O CRECI fiscaliza a atuação de imobiliárias e Corretores de Imóveis para garantir que as transações sejam realizadas com segurança para todos os clientes atendidos. O órgão também cassa o registro de corretores que praticam irregularidades durante o exercício da profissão.
Afinal, por que é importante tirar o CRECI?
Com a regulamentação da Profissão de Corretor de Imóveis, quem atua na área precisa cumprir as normas estabelecidas pela lei, uma delas é ter o registro no CRECI.
É importante tirar o CRECI pelos seguintes pontos:
- Autonomia profissional, já que o Corretor de imóveis pode trabalhar em mais de uma imobiliária
- Exercício da profissão de acordo com as leis e
- Aumento dos ganhos, pois profissionais com CRECI podem realizar diversas transações imobiliárias
- Aumento das oportunidades de trabalho, negócios e da credibilidade no mercado e clientes
Punições para profissional sem CRECI
O profissional que atua sem o registro no CRECI, assim como a imobiliária ou empresa parceira do profissional, podem sofrer punições do Conselho Regional de Corretores de Imóveis, como:
Punição cível
Uma das possíveis punições para quem pratica corretagem de imóveis sem tirar CRECI é a cível, quando o profissional presta serviço inadequado e prejuízo financeiro ao cliente.
Punição criminal
A punição criminal pode ser aplicada em casos de estelionato em transações imobiliárias. A multa para profissionais que fazem corretagem sem registro varia entre 8 a 10 vezes o valor da anuidade do CRECI.
A imobiliária que contrata ou faz parceria com profissional que atua como Corretor de Imóveis e sem CRECI, também pode receber punições do Conselho Regional de Corretores de Imóveis e ser responsabilizada conforme os atos praticados pelo profissional.
Como tirar o CRECI
Para tirar CRECI, é necessário fazer os seguintes passos:
1. Realizar o Curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI). O curso de nível técnico tem duração média de 12 meses, na modalidade EAD, o aluno tem mais flexibilidade para concluir seus estudos. O curso deve ser realizado em instituição reconhecida, como o Ibresp.
2. Fazer estágio supervisionado. Essa etapa é importante para que o aluno do curso de TTI tenha contato direto com o dia a dia de um Corretor de Imóveis.
3. Com o diploma emitido, dar entrada no CRECI.
Após a conclusão do curso de Técnico e de transações Imobiliárias (TTI) e com o diploma em mãos, é possível tirar o CRECI na região que o profissional deseja atuar.
As solicitações para tirar CRECI podem ser realizadas no site oficial do órgão do estado que o profissional deseja solicitar o registro, após a entrega do diploma de conclusão do curso de TTI. É necessário ainda apresentar a documentação, preencher o formulário, pagar as taxas e demais procedimentos que o Conselho Regional de Corretores de Imóveis.
Para tirar CRECI, é preciso pagar a taxa de inscrição, e uma taxa anual para manter o registo ativo. O custo dessas taxas podem variar de acordo com o estado que o Corretor de Imóveis quiser tirar CRECI.
A entrega da documentação deve ser feita em uma das delegacias seccionais ou sub-regionais do CRECI. Após esse procedimento, a solicitação e documentação apresentadas será avaliada pela Comissão do órgão, que, ao dar parecer favorável, o registro é realizado no CRECI regional.
A anuidade do CRECI deve ser paga, ou o profissional pode sofrer punição judicial, inscrição em débito de dívida ativa e até cancelamento do CRECI, caso o profissional não quite seus débitos.
Gostou de saber o por que é importante tirar o CRECI? Então acompanhe sempre o nosso blog e confira mais conteúdos sobre a profissão e o mercado imobiliário!
A importância da qualificação para o corretor de imóveis
Neste terceiro vídeo da série Atuação no Mercado Imobiliário, Denys Britto e Felipi Adauto falam ... Read more
Impacto da pandemia no Mercado Imobiliário
Chegamos ao quarto vídeo da série Atuação no Mercado Imobiliário e o assunto hoje é ... Read more
Tenho interesse
Olá Ketulin, obrigado pela mensagem. Para mais informações sobre o curso TTI de corretor de imóveis para tirar o CRECI, entre em contato nos nossos canais de atendimento (11) 2578-3652 WhatsApp (11) 99194-9033 e e-mail atendimento@ibresp.com.br
quanto custa
Olá Jeane, obrigado pela mensagem!
Entre em contato com a Central do Aluno para conhecer as promoções na sua região.
Atendimento de segunda a sexta (08h00 às 17h00) Tel: (11) 2578-3652 / Celular (11) 99194-9033 / WhatsApp https://wa.me/5511991949033 ou E-mail atendimento@ibresp.com.br
eu José Renato Do Nascimento tenho TTI. mas ainda não Tenho o CRECI. sabendo que é uma Profissão difícil.
Olá José Renato, obrigado pela mensagem! Sim, a profissão de corretor é desafiadora e ao mesmo tempo cheia de oportunidades. Por isso, é importante estar sempre atualizado para se destacar e valorizar o seu trabalho. Para ajudar, o IBRESP oferece muitos benefícios para seus alunos e ex-alunos, como cursos gratuitos, descontos em serviços de parceiros, além de eventos como treinamentos e palestras. E todos os corretores e profissionais imobiliários podem podem aprender coisas novas com os E-Books gratuitos do IBRESP e se informar com conteúdo de qualidade aqui no blog e nas nossas redes sociais. Para o corretor de imóveis atuar de forma regular e legal é muito importante estar com o registro no CRECI ativo para passar segurança para o cliente e evitar problemas com fiscalizações.