Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de formar uma rede de contatos para benefício mútuo no âmbito profissional. “Fazer networking” de forma eficaz é quase uma obrigação no mundo empresarial, e os vínculos estabelecidos podem gerar muitos negócios entre os envolvidos. Quanto maior for a rede de contatos, maior será a possibilidade de conseguir uma boa colocação profissional, obter mais clientes e formar parcerias. Com a concorrência acirrada, principalmente na área de vendas, essa é uma grande estratégia.
Importância do networking
Para se ter uma ideia da importância em investir em um bom networking, imagine que um futuro comprador precise de um imóvel. Ele começa a perguntar para conhecidos, até que alguém vai indicar um corretor que já conhece ou aquele que primeiro veio à – justamente aquele que mais investe em seus contatos. O mesmo vale para as parcerias
imobiliárias, quem tiver uma rede maior de contato e se fizer mais presente no meio dela será mais lembrado. É o famoso “boca a boca”, porém estratégico.
Não espere um momento difícil para iniciar o networking – ele deve ser frequente para ser eficaz. Um relacionamento se constrói a longo prazo, então é preciso começar o quanto antes. Tenha paciência e deixe a ansiedade de lado. A relação deve ser construída com naturalidade, portanto, não force a barra dos seus contatos.
Dicas para criar um network eficaz no ramo imobiliário
Organize os seus contatos
Participe de eventos
Redes sociais digitais
LinkedIn e Facebook são ótimas formas de estabelecer vínculos, mostrar suas habilidades profissionais e interagir em grupos de discussão e chats. Mantenha os perfis sempre atualizados e tome cuidado com postagens de cunho pessoal que podem prejudicar a sua imagem. Se optar por investir, geralmente os custos são baixos e o retorno é certo se a estratégia estiver bem definida.
Peça indicação
Peça que conhecidos o indiquem ou o apresentem para outras pessoas, principalmente aquelas que sejam indispensáveis para o seu crescimento.
Cartão de visitas
Tenha um cartão de visitas sempre à mão para entregar a clientes potenciais, formar parcerias e se fazer conhecido no mercado. A imobiliária geralmente disponibiliza o cartão para o corretor, mas nada impede que você o faça por conta própria.
Troca-troca
Da mesma forma que você quer ser lembrado, é preciso dar alguma retribuição à sua rede de contatos e ajudá-la também. A troca é a base do networking. Ao indicar os amigos, faça questão de mostrar que você os indicou e, sempre que o indicarem, agradeça e retribua quando possível. Lembre-se de não procurar seus contatos apenas para pedir favores: a troca deve ser natural e não forçada.
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