A profissão de corretor de imóveis possui diversos atraentes: ganhos altos, independência e flexibilidade de horário, mas, como em qualquer outra área, para alcançar seus objetivos, é preciso dedicação. Uma das grandes vantagens da corretagem, no entanto, é a possibilidade de se reinventar, de criar novos caminhos e oportunidades, e tudo isso só depende do próprio corretor e de ações simples! E uma das ações mais fundamentais para o percurso desse profissional é o marketing para corretores.
Monte uma estratégia ampla, mas bem direcionada
O melhor é que não é preciso ser um especialista ou publicitário para montar uma estratégia de marketing direcionada para a corretagem de imóveis. Basicamente, ela deve ser ampla – ou seja, contar com as várias ferramentas disponíveis: redes sociais, e-mail marketing, SMS etc. –, mas bem direcionada ao seu público-alvo. Lembre-se que cada público tem uma linguagem específica, códigos de comportamento que devem ser incorporados à sua mensagem, como gostos, hábitos, hobbies etc.
Redes sociais, a melhor forma de divulgação atual
O primeiro passo é criar uma página no Facebook, a grande rede social, imbatível em termos de divulgação. Ela deve ser agradável ao olhar e trazer posts sempre atualizados e bem escritos. Muito cuidado com os erros de português, porque eles causam uma péssima impressão e afastam clientes em potencial. Na dúvida, pergunte, pesquise no Google, peça para alguém corrigir ou mesmo escrever para você.
Publique posts sobre as novidades da sua imobiliária, sobre seus imóveis, mas também sobre assuntos relacionados, porque falar apenas do próprio umbigo não é muito simpático e cansa o público, que precisa também de novidades e informação relevante. Isso colabora para criar um vínculo mais estreito com o cliente, que passa a esperar pelo próximo post.
Crie oportunidades de interação
Dê dicas rápidas de decoração, arquitetura, jardinagem, paisagismo, mostre as cores da moda e também compartilhe as últimas notícias sobre o mercado financeiro e imobiliário, sempre utilizando fontes confiáveis e respeitadas. Lembre-se de, sempre que possível, usar palavras-chave ou colocar o link do seu site no post.
Outra vantagem do Facebook é que, além de seus clientes compartilharem suas publicações, multiplicando o seu alcance infinitamente, eles também podem avaliar a sua página e deixar depoimentos, colaborando para que você tome medidas assertivas de forma a melhorar sua página e seu serviço cada vez mais.
Há outras mídias que também podem ser exploradas, como o Instagram, por exemplo, no qual o ponto forte são as imagens, fotos ou vídeos curtos. Nele, as mensagens devem ser mais enxutas. Mas cuidado para não ser “arroz de festa”, porque tudo que é demais enjoa: o ideal é uma média de três a quatro postagens por semana, no máximo uma por dia. E isso vale para Facebook, Instagram, e-mails ou SMS, afinal a última coisa que você precisa é ser bloqueado ou virar spam.
Fotos devem ser de excelente qualidade
Falar em marketing para corretores sem falar em fotografias é a mesma coisa que não falar nada. O tempo dos antigos “tijolinhos” dos classificados já vai longe, e hoje todo mundo que ver (muitas) fotos (muito) boas do imóvel antes de entrar em contato com o corretor.
Mas se engana quem imagina que basta ter uma câmera com alta definição e um dedo no disparador para conseguir boas fotos. Há toda uma questão de angulação, luminosidade, foco e percepção para que uma foto tenha qualidade, de forma que atraia e conquiste a atenção do cliente o suficiente para incentivá-lo a realizar um contato inicial.
As fotos não devem apenas fazer jus ao imóvel, mas valorizá-lo – e também não é preciso ser fotógrafo profissional ou ter um equipamento caro para fazer isso. A dica, então, é fazer um curso específico sobre o assunto, como o curso de captação e fotografia de imóveis do Ibresp. Você aprende todas as técnicas e passa a antecipar o resultado pretendido antes mesmo de apertar o disparador. Você vai perceber que o seu tráfego vai crescer bastante, tanto no site quanto no Facebook.
Você sabe o que é Endomarketing?
A ideia do Endomarketing para empresas é transformar seus próprios colaboradores em verdadeiros embaixadores da marca –, e é justamente isso o que você deve fazer com o seu público-alvo. Mais do que tratá-los como clientes, busque uma aproximação que os tornem também divulgadores do seu negócio, ainda que inconscientemente. Uma forma de conseguir isso é mudando um pouco o tom da linguagem e a forma com que você se relaciona com os cliente.
Tenha uma abordagem um pouco mais informal, aproximando-se mais dos clientes – sem ser exageradamente invasivo ou deixar de ser profissional, é claro. Uma boa forma de fazer isso é por meio de comentários ou mensagens recebidas: nunca deixe de responder a perguntas, sugestões ou reclamações e o faça o mais rapidamente possível.
Dessa forma, você pode manter um diálogo que estreite o seu relacionamento com os clientes. Ao criar um certo nível de proximidade e empatia, eles automaticamente se sentirão mais à vontade para compartilhar publicações, indicar seu serviço para amigos e fazer uma divulgação boca a boca, que é excelente para os negócios.
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