A profissão de corretor de imóveis possui diversos atraentes: ganhos altos, independência e flexibilidade de horário, mas, como em qualquer outra área, para alcançar seus objetivos, é preciso dedicação. Uma das grandes vantagens da corretagem, no entanto, é a possibilidade de se reinventar, de criar novos caminhos e oportunidades, e tudo isso só depende do próprio corretor e de ações simples! E uma das ações mais fundamentais para o percurso desse profissional é o marketing para corretores.
O melhor é que não é preciso ser um especialista ou publicitário para montar uma estratégia de marketing direcionada para a corretagem de imóveis. Basicamente, ela deve ser ampla – ou seja, contar com as várias ferramentas disponíveis: redes sociais, e-mail marketing, SMS etc. –, mas bem direcionada ao seu público-alvo. Lembre-se que cada público tem uma linguagem específica, códigos de comportamento que devem ser incorporados à sua mensagem, como gostos, hábitos, hobbies etc.
Publique posts sobre as novidades da sua imobiliária, sobre seus imóveis, mas também sobre assuntos relacionados, porque falar apenas do próprio umbigo não é muito simpático e cansa o público, que precisa também de novidades e informação relevante. Isso colabora para criar um vínculo mais estreito com o cliente, que passa a esperar pelo próximo post.
Dê dicas rápidas de decoração, arquitetura, jardinagem, paisagismo, mostre as cores da moda e também compartilhe as últimas notícias sobre o mercado financeiro e imobiliário, sempre utilizando fontes confiáveis e respeitadas. Lembre-se de, sempre que possível, usar palavras-chave ou colocar o link do seu site no post.
Outra vantagem do Facebook é que, além de seus clientes compartilharem suas publicações, multiplicando o seu alcance infinitamente, eles também podem avaliar a sua página e deixar depoimentos, colaborando para que você tome medidas assertivas de forma a melhorar sua página e seu serviço cada vez mais.
Há outras mídias que também podem ser exploradas, como o Instagram, por exemplo, no qual o ponto forte são as imagens, fotos ou vídeos curtos. Nele, as mensagens devem ser mais enxutas. Mas cuidado para não ser “arroz de festa”, porque tudo que é demais enjoa: o ideal é uma média de três a quatro postagens por semana, no máximo uma por dia. E isso vale para Facebook, Instagram, e-mails ou SMS, afinal a última coisa que você precisa é ser bloqueado ou virar spam.
Falar em marketing para corretores sem falar em fotografias é a mesma coisa que não falar nada. O tempo dos antigos “tijolinhos” dos classificados já vai longe, e hoje todo mundo que ver (muitas) fotos (muito) boas do imóvel antes de entrar em contato com o corretor.
Mas se engana quem imagina que basta ter uma câmera com alta definição e um dedo no disparador para conseguir boas fotos. Há toda uma questão de angulação, luminosidade, foco e percepção para que uma foto tenha qualidade, de forma que atraia e conquiste a atenção do cliente o suficiente para incentivá-lo a realizar um contato inicial.
As fotos não devem apenas fazer jus ao imóvel, mas valorizá-lo – e também não é preciso ser fotógrafo profissional ou ter um equipamento caro para fazer isso. A dica, então, é fazer um curso específico sobre o assunto, como o curso de captação e fotografia de imóveis do Ibresp. Você aprende todas as técnicas e passa a antecipar o resultado pretendido antes mesmo de apertar o disparador. Você vai perceber que o seu tráfego vai crescer bastante, tanto no site quanto no Facebook.
A ideia do Endomarketing para empresas é transformar seus próprios colaboradores em verdadeiros embaixadores da marca –, e é justamente isso o que você deve fazer com o seu público-alvo. Mais do que tratá-los como clientes, busque uma aproximação que os tornem também divulgadores do seu negócio, ainda que inconscientemente. Uma forma de conseguir isso é mudando um pouco o tom da linguagem e a forma com que você se relaciona com os cliente.
Tenha uma abordagem um pouco mais informal, aproximando-se mais dos clientes – sem ser exageradamente invasivo ou deixar de ser profissional, é claro. Uma boa forma de fazer isso é por meio de comentários ou mensagens recebidas: nunca deixe de responder a perguntas, sugestões ou reclamações e o faça o mais rapidamente possível.
Dessa forma, você pode manter um diálogo que estreite o seu relacionamento com os clientes. Ao criar um certo nível de proximidade e empatia, eles automaticamente se sentirão mais à vontade para compartilhar publicações, indicar seu serviço para amigos e fazer uma divulgação boca a boca, que é excelente para os negócios.
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E sempre bom saber, ainda mais marketing que é a alma de qualquer tipo de empresa ainda mais quando falamos de atividades imobiliárias