O trabalho de um corretor de imóveis não é simples: vender algo tão importante, o sonho de uma casa ou apartamento, exige muita dedicação. Felizmente, é possível contar com a ajuda da tecnologia para vender mais imóveis, ainda mais quando o mercado imobiliário não está tão favorável.
Atualmente as opções disponíveis para aliar tecnologia e vendas são muitas, e completamente acessíveis; qualquer corretor pode começar a utilizá-las hoje mesmo. Entenda este impacto e conheça algumas estratégias no artigo abaixo:
O impacto da tecnologia nas transações imobiliárias
A nova geração de potenciais clientes é uma geração conectada – pessoas que passam a maior parte do tempo online, seja em tablets, smartphones ou computadores. Para um corretor de imóveis, é importante ter presença e estar próximo dos seus clientes; por isso, é essencial que o corretor também esteja conectado.
As principais vantagens de estar presente online, usando a tecnologia disponível, são:
- Potencial para atingir mais clientes;
- Praticidade para divulgar seu trabalho com custo baixo, ou até mesmo sem custo;
- Aumento da confiança do comprador no corretor – já que uma presença online bem administrada pode ajudar na construção da imagem de bom profissional;
- Maior impacto na divulgação, através do uso de vários recursos de mídia disponíveis.
Blogs
O blog é uma opção bem conhecida e consolidada. Ele funciona como uma revista digital, sendo uma maneira de disponibilizar informações para grandes públicos. Você pode descrever os imóveis disponíveis, incluir fotos e vídeos, criar um formulário para contato. Com um blog eficiente, o corretor pode ser encontrado pelos clientes em potencial – através de buscas no Google, por exemplo.
Através de um blog, todas as outras redes de contato/divulgação do seu conteúdo podem ser direcionadas. Você pode divulgar seus posts no Facebook, publicar vídeos no youtube e ainda fornecer o seu contato. O melhor de tudo é que são inúmeros os sites que disponibilizam blogs com layouts prontos para uso, basta escolher o modelo que mais lhe agrada e começar a publicar os conteúdos.
Além dos blogs, o Facebook é outro meio de comunicação muito difundido atualmente. Milhares de pessoas possuem um perfil ativo nesta rede social – ou seja, é um mar de oportunidades de venda a ser explorados pelos corretores. Você pode usar o Facebook para publicar textos, fotos e vídeos dos imóveis com que trabalha, e até mesmo criar um evento sobre o lançamento de um imóvel que você realizará plantão. O Facebook utiliza um estilo mais informal e direto de comunicação, e é a melhor opção para alcançar os clientes mais jovens.
O uso do Whatsapp para negociações já é um pouco diferente. Neste caso, a ferramenta não funciona tão bem para a divulgação em massa; em vez disso, ela é mais voltada para manter contato direto e pessoal com os clientes. O Whatsapp oferece uma alternativa para lembrar o cliente sobre um imóvel, pedir um posicionamento, enviar uma proposta. Apesar de informal, é muito mais eficiente do que um e-mail na hora de obter respostas rápidas. Além disso, é um recurso ao qual qualquer cliente tem acesso.
Evernote
Com esse aplicativo você pode realizar as suas anotações de uma maneira rápida e fácil. O gerenciamento de tarefas é simplificado e o aplicativo está disponibilizado para os mais diversos sistemas. O usuário pode utilizar o aplicativo mesmo estando sem internet, assim, no momento em que a rede estiver disponível, as informações serão sincronizadas. Além disso, possui uma pesquisa de enorme utilidade, seja você organizado ou desorganizado nas suas anotações.
Aplicativos de busca de imóveis
Apesar destes aplicativos não serem controlados pelos próprios corretores, eles também são instrumentos interessantes. Eles permitem localizar imóveis disponíveis para venda ou aluguel na região desejada. É possível aplicar filtros de preço, área, número de dormitórios, entre outros. Para os corretores, este tipo de tecnologia permite descobrir novas oportunidades de negócios e avaliar o mercado de imóveis da região.
Existem diversas opções para o corretor que deseja aliar tecnologia ao seu trabalho, para melhorar as vendas. É preciso escolher as opções mais vantajosas e incluí-las na sua rotina de trabalho.
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