O corretor de imóveis tem que atender muitos tipos de clientes, em diferentes situações: homens de meia idade procurando um lugar para morar após o divórcio, moças universitárias procurando um apartamento perto da faculdade, jovens casais em busca da primeira casa para viver com seus futuros filhos, etc.
Lembrar-se dos objetivos de todos os clientes, dos planos de compra de cada um e de como anda essa transação pode ser bem trabalhosa. Por isso, organizar sua carteira de clientes é fundamental.
Veja algumas dicas de o que você pode fazer para manter sua carteira de clientes sempre atualizada:
Na maioria das vezes, o corretor de imóveis trabalha com muitos tipos diferentes de clientes. E são tantas pessoas que é difícil se lembrar de quem estava procurando uma casa com três quartos para toda a família e quem queria um apartamento com um quarto para um rapaz solteiro – dois perfis quase opostos.
Segmentar seus clientes em grupos e organizá-los de maneira que você se lembre do que eles desejam e quais são seus objetivos é a melhor maneira de oferecer um bom serviço, adequado à linguagem e às experiências do cliente.
Só anotar quais são seus clientes e seus objetivos não é o suficiente. Acompanhar a movimentação da carteira é essencial para saber o que esperar dos seus rendimentos e dar o atendimento necessário aos clientes certos.
Então, o corretor de imóveis deve prestar atenção em quem está demonstrando mais interesse, quem tem parando de ligar, quem está quase fechando a compra, quem alugou um imóvel no ano passado e pode querer comprar novamente.
Para acompanhar a movimentação da sua carteira de clientes de maneira mais efetiva, a melhor dica é ter um plano de ação para cada estágio da compra e cada mudança que pode acontecer ao longo do percurso.
O que você pode fazer se o financiamento não for aprovado? Se o cliente começar a desistir da compra? Se ele mudar de ideia quanto ao imóvel que deseja comprar?
Pode parecer uma má ideia, mas limpar a carteira com certa regularidade é muito importante para o corretor de imóveis saber onde concentrar seus esforços.
Muitas vezes, temos tantos clientes em nossa carteira que não conseguimos identificar quem está prestes a fechar um contrato e quem já desistiu faz tempo. Manter a carteira limpa é crucial para se organizar e atender melhor aos clientes ativos.
De nada adianta estar consciente dos desejos e objetivos dos seus clientes se você não consegue criar um bom relacionamento com eles.
Utilize todas as informações que coletou em sua carteira para acompanha-los, criar um ambiente de atendimento aconchegante, fazer com que eles se sintam compreendidos. E não deixe de continuar esse acompanhamento após a compra, também, para saber se estão satisfeitos.
Saber trabalhar com os mais diferentes tipos de clientes é a melhor maneira de garantir o sucesso da sua carreira como corretor de imóveis. Isso e a busca pela educação e atualização são os melhores meios de conquistar suas metas.
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