O perfil e o comportamento do consumidor sofreram alterações substanciais nos últimos anos devido à popularização da internet.
A internet, hoje, possui um papel fundamental na experiência de compra das pessoas. Estima-se que 80% dos compradores de imóveis estão utilizando a internet para orientar seu processo de tomada de decisão e que os canais online já fazem parte de 56% do processo de decisão dos clientes do segmento imobiliário.
Nesse contexto, uma das ferramentas que podem oferecer essa interação diferenciada é o atendimento online. Assim, os clientes podem otimizar o seu tempo, realizando pesquisas sobre imóveis e contando com o auxílio de um corretor enquanto realizam outras tarefas. O atendimento online permite o contato com diversos clientes simultaneamente, o que não é possível fazer em um atendimento via telefone, por exemplo. Dessa forma, a experiência de compra torna-se muito mais rápida, proativa e interativa.
Confira como utilizar a tecnologia para melhorar a experiência de compra de seu cliente e facilitar seu processo de venda. Confira!
Tendências tecnológicas para o mercado imobiliário
São infinitas as possibilidades proporcionadas pela tecnologia que fazem com que o mercado imobiliário permaneça em constante renovação. Vamos conhece-las:
Site da imobiliária
O site da imobiliária é um poderoso canal. Mas garanta que ele seja responsivo, ou seja, se adapte às inúmeras possibilidades e modelos de computadores, celulares, tablets, etc. É importante também incorporar ao site recursos que garantam a interatividade, como um chat online.
CRM
Outra plataforma que segue sendo uma tendência tecnológica que facilita o atendimento online é o Customer Relationship Management (CRM), ou Gestão do Relacionamento com o Cliente.
Essa estratégia permite o registro e a organização de informações para que os corretores possam satisfazer seus clientes do início ao fim do processo de venda, garantindo agilidade, eficiência e fidelização.
Redes sociais
Invista também nas redes sociais, afinal passamos, em média, 650 horas mensais nesses canais digitais. Oferecer o atendimento online por meio das redes sociais ajudará a diminuir a distância entre clientes e corretores de imóveis e tornará possível captar informações referentes à interação, tornando a abordagem mais precisa e pessoal.
Aplicativos e programas
O atendimento online vai desde o chat que aparece no site, por meio de uma janela com uma mensagem no estilo “posso ajudar?”, até diferentes aplicativos e programas que ajudarão no processo de venda. Entre eles, destacam-se:
- Evernote: possibilita criar notas, organizar lembretes, escanear fotos, gravar mensagens e guardar informações a respeito dos clientes e dos imóveis;
- Foursquare: rede social que possibilita oferecer dicas a respeito dos locais visitados. Os corretores podem estimular os clientes a visitar o imóvel, tendo em vista o interesse despertado a partir dos locais interessantes que se situam no bairro. Se o cliente quiser saber, por exemplo, quais as opções de escolas e supermercados nas imediações, o corretor poderá oferecer prontamente essa informação consultando o aplicativo;
- Magic Plan: é uma trena digital que permite que o corretor colete e apresente dados com muito mais agilidade e em tempo real.
Você ficou com alguma dúvida sobre o tema? Tem alguma dica interessante para utilizar a tecnologia a favor do trabalho do corretor de imóveis e da experiência de compra do cliente? Deixe sua mensagem nos comentários. E para aprender mais sobre a carreira de corretor de imóveis, continue acompanhando o IBRESP. Conheça também o nosso curso de Corretor de Imóveis a distância e estude onde e quando quiser!
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