Para facilitar o processo de vender um imóvel é preciso traçar um perfil de comprador. Dessa maneira, é possibilitada a apresentação do imóvel adequado para o consumidor. Atualmente, quem procura adquirir um imóvel novo são indivíduos mais jovens, que possuem alto grau de escolaridade, solteiro(a) e na maioria das vezes com filhos.
Normalmente, o tipo de imóvel mais procurado por eles são aqueles mais compactos, porém funcionais. Além disso, esse comprador também busca uma boa localidade para viver, próximo ao trabalho, supermercados, escolas, farmácias e outros estabelecimentos. Sem contar é claro, na segurança do bairro e do próprio imóvel.
Porém, para os corretores de imóveis, é preciso saber lidar com esse tipo de comprador. Algumas dicas são primordiais para se obter o sucesso. Esse tipo de comprador gosta de interação, de se sentir importante pelos corretores de imóveis, por esse motivo esteja atento nos e-mails e mensagens para ele. Mas lembre-se: é extremamente importante ouvir mais e falar menos! Saiba dosar as palavras.
Converse o máximo possível com o futuro comprador, assim você conseguirá imaginar o imóvel que ele almeja e conseguirá encontrá-lo facilmente. Sempre tenha um relacionamento bom e profissional com esse comprador, mesmo quando a venda não se concretiza. Afinal, também é preciso ter uma rede de contatos.
Perfis comuns de compradores
É possível dividirmos alguns perfis de compradores de imóveis, afinal, mostra-se necessário diferenciá-los para saber como agir com cada um deles. Confira abaixo:
O investidor
Esse tipo de comprador normalmente é calmo, pois já possui residência própria e busca imóveis apenas para investir, ou seja, para comprar e alugar futuramente. Por esse motivo, eles não tem pressa em fechar o negócio, antes eles pensam e analisam todas as propostas e possibilidades.
Formando famílias
Alguns compradores de imóveis começam a busca por uma casa nova quando resolvem formar ou aumentar a família. Jovens casais que estejam planejando morar juntos ou ter filhos se encaixam nesse perfil de comprador.
É comum esse tipo de comprador necessitar de um financiamento para efetuar a compra, por esse motivo, busque sempre imóveis que caibam em um financiamento e seja adequado para o tamanho da família. É comum também que esses compradores sejam de primeira viagem, ou seja, é normal ter esse perfil de comprador ao buscar o seu primeiro imóvel.
Comprador de liquidez
Semelhante ao investidor, esse perfil de comprador adquire imóveis para mais tarde vendê-los e lucrar com isso. A diferença, é que aqui o comprador busca imóveis com urgência, ou seja, procura por imóveis que o vendedor quer se desfazer logo, pagando à vista, reformando e vendendo depois.
Os imóveis ideais para esse perfil, são os que pertenciam a recém-divorciados, imóveis de herança ou de pessoas que foram à falência e precisam de dinheiro rápido.
Esses são os perfis mais comuns de compradores de imóveis, porém os corretores podem ter encontrado muitos outros diferentes por aí, afinal, cada caso é um caso e cada comprador também. Por isso é sempre importante manter o relacionamento e a conversa com o comprador, assim você compreende exatamente quais são suas intenções e o que ele quer ou precisa de verdade.
Veja o porquê do Ibresp oferece o melhor curso de corretor de imóveis. Acesse aqui e confira!
A Tecnologia aliada ao Corretor de Imóveis
O trabalho de um corretor de imóveis não é simples: vender algo tão importante, o ... Read more
Vistoria: ponto chave da negociação de imóveis
Uma das vantagens da corretagem de imóveis é que há várias frentes de trabalho: vendas, ... Read more
Sem comentários