Uma das vantagens da corretagem de imóveis é que há várias frentes de trabalho: vendas, administração, captação, locação e vistoria de imóveis, por exemplo. Este último aspecto – a vistoria – merece muita atenção. O registro adequado da condição do imóvel no início e no fim da locação ou na hora da compra é indispensável para evitar problemas para todos os envolvidos, favorece a negociação e ainda ajuda o corretor de imóveis a fidelizar todos os clientes: locador, locatário, vendedor e comprador.
Mas, afinal, o que é a vistoria?
O corretor de imóveis deve ter em mente que a vistoria é muito mais do que avaliar se há janelas quebradas, fiação sem problemas ou danos à estrutura, mas que há diversos outros fatores que devem ser levados em conta para evitar prejuízos e a perda do cliente. A condição inicial do imóvel que será locado, por exemplo, deve ser detalhada em um laudo de vistoria inicial para que seja respeitada pelo futuro inquilino. Dele deve constar a descrição detalhada de cada cômodo com o equivalente rol de acessórios e observações em relação às características e ao estado de conservação de paredes, luminárias, forros, caixilhos, instalações elétrica e hidráulica, piso, paredes, etc.
Muita atenção aos detalhes
Alguns detalhes importantes costumam passar despercebidos, mas devem receber especial atenção tanto na vistoria de locação quanto na negociação de um apartamento para compra. Um deles é em relação à pintura e à espessura das paredes. Se a tinta estiver desgastada ou manchada, por exemplo, isso provavelmente significará um investimento para a atualização do acabamento, que deve ser acordado com o locador ou vendedor — ou entrar no orçamento de reforma do cliente. Por outro lado, paredes com pinturas ou reboco muito grosso podem estar escondendo infiltrações e rachaduras, que podem significar um gasto substancioso ao futuro proprietário.
Disjuntores, registros de água (torneiras, sifões e louças), pia da cozinha, do banheiro, portas e janelas abrindo e fechando corretamente — tudo deve estar em ordem para que o laudo de vistoria inicial possa ser fechado. Para a compra, é indispensável medir todos os cômodos para ter certeza que o comprador receberá a metragem que está comprando por aquele preço de m2. Já no caso da locação, é interessante também que sejam realizadas vistorias no decorrer do contrato para verificar se as condições originais do imóvel estão sendo respeitadas e evitar dor de cabeça na hora da entrega do mesmo.
Importância da vistoria
Da mesma forma que a inicial, a vistoria final deve ter rigor na averiguação das condições do imóvel locado. Ela também deve ser registrada em laudo e anexada à documentação para evitar a extrapolação nas exigências feitas pelo proprietário ou o desleixo do locatário. De uma forma geral, entretanto, a simples existência do laudo de vistoria já inibe a falta de cuidado do locatário.
A vistoria é, portanto, a melhor forma de proprietários e locatários se resguardarem de problemas futuros — essa prática poupa a imobiliária de problemas desnecessários na hora de intermediar a devolução. Por outro lado, nas negociações de venda, ela é fundamental para a obtenção de um preço justo e transparente.
Dessa forma, a vistoria bem elaborada e tecnicamente rigorosa é um instrumento que favorece a todos os lados — e ainda solidifica a sua imagem profissional no mercado imobiliário.
Quer saber mais sobre vistoria de imóveis? Se ainda ficou alguma dúvida, compartilhe-a conosco aqui nos comentários!
Mercado imobiliário: perspectivas para o segundo semestre de 2017
Após passarmos um ano menos aquecido, de incertezas e quedas nas vendas e aluguéis, o ... Read more
Como fazer uma negociação vantajosa
Como ter uma estratégia de venda excepcional? Como criar um relacionamento qualitativo com o cliente ... Read more
Olá, faço parte da equipe de vistoria da minha imobiliária e uma das queixas dos vistoriadores é a dificuldade em saber as descrições dos mobiliários e itens importados em uma mansão ou Fazenda, por exemplo.
Outra queixa é a falta de aplicativos ou software que convertam a voz em escrita, pois a anotação de vários itens e características de um imóvel grande e mobiliado é muito maçante.
Ouvi dizer de um aplicativo que faz esta conversão, porém só tem em língua inglesa.