Cenas podem dar motivação necessária para enfrentar períodos de crise, ensinar valores e técnicas de comunicação.
Filmes e séries são usados como forma de motivação em várias profissões, principalmente naquelas que envolvem disputas, comissões e têm o relacionamento interpessoal como prioridade – como a de corretor de imóveis. Os vídeos não precisam ter o mercado imobiliário como tema ou corretores como protagonistas, mas histórias que façam parte do dia a dia e deixem ensinamentos. Separamos algumas delas.
A ficção retrata um tempo esquecido, onde as estações ficaram desequilibradas e as forças sobrenaturais colocam em risco o Reino dos Sete Reinos. O filme mostra que estratégia e planejamento são tão importantes quanto as ações. O cérebro pode definir uma guerra e decisões estratégicas podem mudar o rumo do seu negócio. “Os dois dos personagens mais influenciadores e poderosos são uma mulher e um anão, Daenerys Targaryen e Tyrion Lannister, respectivamente. Prova de que não são músculos que definem as grandes conquistas. Tomar decisões certas pode ser melhor do que trabalhar 12 horas por dia”, opina o publicitário Ramon Carvalho, gerente de projetos da villevox Comunicação e Marketing. Para sair de uma atual situação, as personagens mudam hábitos e realizam grandes feitos. “Para os negócios, não se pode esperar melhores resultados, fazendo sempre as mesmas coisas. O mercado é dinâmico e exige mudanças constantes”, diz Carvalho.
A série dramática mexe com os sentimentos e dá lições de vida para o espectador. Ensina a controlar o medo e seguir em frente, a lidar com mudanças inesperadas, a perdoar e saber sempre recomeçar, mesmo em meio às adversidades. A história de drama médico americano é transmitida desde 2005 com alto índice de sucesso. É protagonizada por Ellen Pompeo, interpretando Dra. Meredith Grey, residente do hospital cirúrgico Seattle Grace. A décima terceira temporada da série estreou em setembro de 2016. Como se passa num hospital a mensagem que fica é: prefira sempre a verdade, por mais que possa dificultar momentaneamente a sua venda: lá na frente você será recompensado.
Tom Popper, interpretado por Jim Carrey, é um especialista em comprar imóveis antigos para derrubar e construir modernos prédios. Ele deseja crescer, se tornando sócio da empresa, e o desafio para isso é convencer a dona de um tradicional restaurante de Nova York a vender o imóvel. Quando se prepara para essa missão ele recebe a notícia de que seu pai, um aventureiro, que faleceu na Antártida. No testamento, deixou para Popper um pinguim, entregue em uma caixa refrigerada. “Esse filme tem uma pegada de valorização da família. Onde deixa claro, que nem tudo é interessante no mundo dos negócios, que a família vem em primeiro lugar. Ou seja, não é tudo que se deve sacrificar ou abrir mão em busca do sucesso”, detalha publicitário Ramon Carvalho
Como gerente de um time de beisebol com pouquíssimos recursos, Billy Beane (Brad Pitt) cria uma gestão racional e usa conhecimentos em matemática para determinar o modo de jogar e selecionar os atletas para a equipe. Moneyball mostra, através de uma história real, o segredo do sucesso. Com questionamentos inteligentes, o filme relata o trabalho de um administrador para levar seu empreendimento à máxima performance pelo menor custo. Passa a mensagem de que não é preciso de grande investimento material para se alcançar a plenitude nos negócios, que todos podem ser igualmente competitivos se batalharem para isso.
Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) é um alto executivo de um famoso banco de investimentos, um dos nomes mais conhecidos do mercado financeiro norte-americano. Excelente negociador de ações, mas truculento – o que gerou o apelido de Lobo de Wall Street. Faz dinheiro rápido, mas não é adepto da honestidade de nem cumpridor das leis – se envolve em fraudes, corrupção e lavagem de dinheiro. Comanda uma gangue de corretores, na história que parte de uma autobiografia com passagens por ambição, poder e excessos. Mas logo tudo começaria a dar errado na vida dele: vai parar na prisão. Embora o personagem seja “do mal”, o filme ensina técnicas em vendas: seja persuasivo, saiba convencer; tenha foco no que está fazendo; forme uma boa equipe. Mas, acima de tudo, faça isso sem passar ninguém para trás, ou pode ver seu mundo cair, como Belfort viu.
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