Conciliar bem as tarefas é fundamental para ter uma rotina mais produtiva no trabalho e na vida pessoal
A rotina dos corretores de imóveis é corrida. O mercado imobiliário está cada vez mais competitivo, e conciliar esse trabalho com as demais tarefas do dia a dia muitas vezes é bastante estressante. Mas algumas ações podem ajudar corretor a tornar o tempo mais produtivo.
“Ser organizado é o principal alicerce para uma melhor gestão do tempo. Definir um check-list de tarefas no dia anterior é importantíssimo para a produtividade. Saber dizer não para coisas que estão fora do planejamento é crucial para alcançar a realização das tarefas diárias”, opina Ney Lins, profissional de marketing e co-fundador da PSIU Comunicação e Eventos.
Veja abaixo sete dicas fundamentais de dois profissionais experientes no assunto: Fernanda Matias e Christian Barbosa. Ela é personal assistant -especializada em Gestão do Tempo e Organização, enquanto ele é considerado o maior especialista no Brasil em administração de tempo e produtividade.
“Usar sempre uma agenda, eletrônica ou de papel. Importante é passar todos os compromissos, combinados, nomes e telefones, controlar o tempo entre as atividades e anotar tudo”, ensina Fernanda. “Se você quer aumentar o rendimento, o primeiro passo é saber exatamente de que forma está gastando o tempo. Monitore suas horas de trabalho durante alguns dias e depois use as informações para descobrir como trabalhar de maneira mais produtiva”, completa Barbosa.
O especialista explica que “multitarefar” atrapalha o rendimento. “Sabe aquele costume de ficar pensando em outro cliente enquanto visita um imóvel? É hora de parar. Foque em uma tarefa e um tema por vez para garantir a qualidade das suas atividades”.
Isso deve ser feito sempre, orienta a personal assistant. “Devemos delegar aquilo que pode ser feito por outra pessoa. Assim, sobra mais tempo para você ser produtivo em outras frentes. Para isso, escolha bem seus parceiros, capacite seus colaboradores e, principalmente, desenvolva o exercício de entregar e confiar”.
Com uma agenda cheia, chega um momento em que você começa a escolher o que será realmente possível realizar. Para fazer essa escolha, é preciso estabelecer prioridades, afirma Barbosa. “Comece definindo qual é sua meta nesse momento. Depois, analise cada uma das tarefas que estão na sua lista de atividades. Será que ler seus e-mails vai ter mais impacto do que elaborar uma proposta para um cliente?”.
Em muitos casos, o rendimento no trabalho está baixo porque o corretor de imóveis não está familiarizado com determinada atividade. “Se não sabe usar o Excel, vai levar muito tempo para fazer uma planilha. Quando você se prepara bem para executar uma atividade, está fazendo o que chamamos de front-load, ou seja, está trabalhando mais antes de começar, para ganhar tempo depois”, ressalta o especialista.
Fernanda afirma que intervalos são fundamentais. “Ninguém trabalha 100% do tempo. Existem técnicas para se ter alta produtividade. Uma delas é inserir pequenos intervalos ao longo do período de trabalho, destinados a descontração e relaxamento, e em seguida voltar com mais foco e motivação. Existe a técnica do pomodoro, onde você determina o tempo de trabalho e frequência de intervalos, de acordo com a sua dinâmica de trabalho”.
Christian Barbosa lembra que existem algumas plataformas virtuais que promovem o gerenciamento e a otimização da produtividade. “Estão disponíveis diversos recursos, como a plataforma Neotriad. Com a aplicação dessa metodologia em um software, é possível economizar diariamente horas reais de trabalho, por meio da execução focada de suas atividades”.
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