Sabia que mesmo com a queda dos lançamentos, as vendas de imóveis crescem? Então confira as os números desse cenário e as tendências para o setor!
As vendas no mercado imobiliário cresceram, mesmo diante do cenário atual — a pandemia causada pelo novo Coronavírus e queda nos lançamentos de imóveis.
O setor imobiliário se mantém aquecido, principalmente pelas vendas de imóveis, que cresceram 8,4% no terceiro trimestre de 2020, quando comparado ao mesmo período do ano anterior, conforme mostra a pesquisa da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).
As vendas de imóveis crescem, mesmo com a queda nos lançamentos que ocorreram no terceiro trimestre de 2020. Nesse período, foram 47.919 unidades lançadas pelas incorporadoras, e na comparação anual houve uma baixa de 10,5%.
Entretanto, no mesmo período de 2020, as vendas de imóveis foram de 43.912 unidades, um crescimento de 23,7%, em relação ao mesmo período de 2019.
Já se comparado os 9 primeiros meses do ano, o número de lançamentos do setor de imóveis foi de 118.886 unidades, uma queda de 27,9% ao ano anterior. Contudo, no mesmo período de 2020, houve um crescimento nas vendas de 8,4%, com 118.873 unidades vendidas.
Apesar do aumento nos lançamentos de imóveis no terceiro semestre, ainda não foi suficiente para reverter a queda de 44% do primeiro semestre deste ano.
O mercado imobiliário está bem mais otimista que outros setores, pois mesmo com um cenário que requer prudência, o setor de imóveis cresce e possibilita oportunidades para as empresas e profissionais da área.
O mercado imobiliário possui bons indicativos de recuperação e crescimento, mesmo com queda nos lançamentos. Essa baixa se justifica, pois a maioria dos empresários está cautelosa, apesar do otimismo de grande parte deles.
O principal motivo da cautela dos empresários do setor é devido ao custo dos insumos para construção.
Mesmo assim, o setor está otimista para 2021, pois, com as vendas realizadas em 2020, será possível manter o crescimento, empregos e renda.
A maioria dos setores vai ter que se adaptar a uma nova forma de exercer suas atividades pós pandemia, e o mercado de imóveis é um deles.
Por isso, mesmo com queda nos lançamentos e vendas em crescimento, é preciso ficar atento às tendências do mercado, como:
O home office é uma tendência pós pandemia. Consequentemente, deve aumentar a busca por imóveis com espaço adequado para trabalhar em casa.
Além disso, segundo especialistas, a busca por imóveis corporativos maiores também deve crescer, devido a necessidade de oferecer mais conforto e segurança para os colaboradores.
Com o home office e isolamento social, as famílias puderam ficar mais tempo em casa, e, consequentemente, surgiu a necessidade de mais espaços e áreas de convivência.
Logo, a mudança nas plantas das novas construções deve ser uma tendência causada pela procura de imóveis com essas características.
O uso da tecnologia já é uma realidade no mercado imobiliário, porém essa tendência deve crescer pós pandemia, já que as vendas e atendimento online se tornaram realidade no setor.
Deve aumentar o uso de soluções para melhorar e deixar mais dinâmico o processo de atendimento e vendas. Algumas dessas tecnologias permitem:
Visitas e atendimento via chamada de vídeos
Vídeos 3D dos imóveis
Assinatura digital de contratos
Chatbot para simplificar e agilizar o atendimento
Aumento na procura por imóveis maiores
Profissionais que já aderiram ao home office tendem a sentir necessidade de ter mais espaço para trabalhar e se divertir.
Assim, é provável que haja um aumento na procura por condomínios que possuem áreas de lazer e entretenimento, espaços para coworking e imóveis maiores que permitam tranquilidade e conforto para trabalhar e descansar.
Se antes os imóveis menores e localizados nos grandes centros eram muito procurados. Pós pandemia essa tendência deve ser o oposto, com o aumento e valorização de imóveis maiores e mais afastados do centro.
Com isso, regiões que permitem maior qualidade de vida, áreas verdes e com pouco trânsito devem ser a prioridade de muitas pessoas pós pandemia.
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