Descubra o que é e como utilizar a análise SWOT no mercado imobiliário para melhorar os seus negócios e vendas
Ter bons resultados profissionais e pessoais requer dedicação e conhecimentos em diversas áreas, porém ao utilizar ferramentas específicas, como a análise SWOT é possível alavancar seus resultados no mercado imobiliário.
A venda de imóveis continua em alta, até mesmo após o aumento da taxa Selic. As vendas entre janeiro e março tiveram um aumento de 6,2% comparado a 2021.
Entretanto, para aproveitar as oportunidades do mercado, é necessário utilizar uma boa estratégia imobiliária, como a análise SWOT também conhecida como técnica FOFA.
Quer saber como utilizar a análise SWOT no mercado imobiliário? Então, acompanhe a leitura deste post.
Por que utilizar uma análise SWOT no seu negócio?
Muitas ferramentas podem ajudar e facilitar diversos processos em uma empresa e na carreira de um profissional, e na gestão imobiliária não é diferente.
É o caso da análise SWOT, abreviação do inglês que significa Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, ou em português Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
A técnica pode ser utilizada para fazer um planejamento com mais assertividade, baseado em uma matriz.
Como aplicar a análise de SWOT?
Agora que você já sabe a importância de ter uma estratégia imobiliária sólida e o uso de SWOT, agora é necessário saber como aplicá-la.
Primeiramente, se você possui uma equipe, o ideal é fazer uma reunião de brainstorming para cada um expor suas ideias, sempre considerando os pontos positivos e pontos negativos com base na realidade e presteza.
Após isso, é necessário para aplicar a análise SWOT:
- Defina o objeto de estudo (análise)
- Divida seu objeto de estudo em 4 partes, podendo utilizar desde uma folha de papel e até programas como excel para visualizar seu objeto de estudo.
Os quadrados de cima devem ser sobre o ambiente interno, e os de baixo do externo. Os do lado esquerdo devem conter os pontos positivos e oportunidades, e o da esquerda, os pontos negativos e ameaças.
Dessa forma, para fazer a análise SWOT no mercado imobiliário, insira informações como, por exemplo:
Pontos positivos
- Conhecimento da equipe na região em que atuam
- Especialidade próprias como avaliação de imóveis, bom relacionamento com os clientes
- Quantidade de clientes cadastrados
- Quantidade de imóveis cadastrados ou de contratos realizados
Oportunidades
- Inserção em sites e portais específicos e na região que a imobiliária atua
- Parcerias que permitem o aumento de vendas, negócios e clientes
- Cursos, palestras e consultorias que aumentam o networking e conhecimentos a equipe
Pontos negativos
- Falta de conhecimento em tecnologias, plataformas inovações do mercado imobiliário
- Falta de investimento em determinadas áreas que ajudam no crescimento da imobiliária
- Problemas com qualidade, atendimento, pontualidade, contrato
- Pouca variedade de serviços, imóveis e soluções aos clientes
Ameaças
- Crise econômica
- Aumento das taxas de juros
- Concorrentes
- Mudanças legais no mercado imobiliário e nas carreiras da área
A partir disso, é possível analisar o cenário atual da imobiliária e do mercado, facilitando a tomada de decisões, evitando fracassos, a implementação de melhorias e a conquista de metas da imobiliária e de cada colaborador.
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existe exemplos??
Olá Patrícia, obrigado pela mensagem!
O conteúdo do texto sobre SWOT se refere ao mercado imobiliário e você conferir sua aplicação no subtítulo Como aplicar a análise de SWOT?
Boa sorte!