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Lançamentos de imóveis crescem 2,2% no 1° trimestre de 2022

Pesquisa da Abrainc mostra que os lançamentos de imóveis novos somaram 26.973 unidades nos primeiros três meses desse ano

Os lançamentos de imóveis novos registraram alta de 2,2% no primeiro trimestre de 2022, colaborando para um desempenho superior ao agregado no mesmo período do ano anterior.

De acordo com as últimas informações relacionadas a 18 empresas associadas à Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), os lançamentos de imóveis novos somaram 26.973 unidades no primeiro trimestre deste ano.

Considerando os últimos 12 meses encerrados em março de 2022, o número de unidades lançadas pelas incorporadoras totalizou 154.315 imóveis novos no mercado doméstico, volume que supera em 20,1% a quantidade lançada pelas mesmas empresas nos 12 meses precedentes.

Comparativamente, foram comercializadas 36.928 unidades no primeiro trimestre de 2022, o equivalente a um aumento de 6,2% em relação ao volume transacionado no período correspondente do ano anterior.

No acumulado nos últimos 12 meses encerrados em março de 2022, por sua vez, as 145.735 unidades vendidas superaram marginalmente a quantidade total transacionada nos 12 meses precedentes (+0,7%).

Pela ótica das vendas líquidas (total de vendas com exceção das distratadas) – calculadas com base no volume de vendas e de distratos em um dado período – registrou-se uma alta de 8,3%, no primeiro trimestre de 2022, e de 1,9%, no horizonte dos últimos 12 meses.

Casa Verde Amarela tem maior parcela

Analisando-se os números da incorporação nos recortes residenciais, os empreendimentos associados ao Programa Casa Verde Amarela (CVA) ainda representam a maior parcela das unidades lançadas e comercializadas tanto no primeiro trimestre do ano (62,9% e 73,8%, respectivamente) quanto na média dos últimos 12 meses (56,4% e 77,0%, respectivamente).

A perda de participação das unidades com esse perfil tem refletido entraves pelo lado da oferta (como as regras e limites que definem o enquadramento de imóveis, o nível de subsídios e a alta nos preços de insumos da construção) e também da demanda por imóveis do segmento (exemplificado pela queda real no rendimento médio das famílias, especialmente as mais pobres).

A combinação desses fatores afeta negativamente a viabilidade econômico-financeira dos empreendimentos e compromete o affordability desses imóveis, isto é, a capacidade das famílias em acessá-los.

Na prática, tais efeitos podem ser observados ao se analisar o próprio desempenho recente do segmento: no primeiro trimestre de 2022, por exemplo, as 16.960 unidades lançadas representaram uma queda de 10,0% em relação ao registrado pelo segmento no mesmo período do ano anterior.

Os lançamentos do segmento, por sua vez, totalizaram 86.867 unidades no acumulado dos últimos 12 meses, o que corresponde a um recuo de 17,7% em relação ao volume comercializado nos 12 meses anteriores.

Os números negativos se estendem para o campo das vendas do primeiro trimestre de 2022 (26.942 unidades), que representaram um declínio de 9,0% em relação ao mesmo período do ano anterior, ao passo que, no acumulado em 12 meses, o volume comercializado atingiu 110.337 unidades relacionadas ao programa Casa Verde Amarela, o que corresponde a uma baixa de 7,3% em relação ao período anterior.

Vale a pena ressaltar que o desempenho recente do segmento Casa Verde Amarela ainda não repercute os ajustes mais robustos que o governo realizou na curva de subsídios do programa, via aprimoramento do desconto complemento.

A implantação da nova curva deve beneficiar diretamente as famílias elegíveis (com renda de até R$ 4 mil), facilitando e ampliando o acesso ao crédito imobiliário.

Em contraste, imóveis residenciais associados ao perfil de médio e alto padrão têm apresentado desempenho positivo e consistente, acarretando avanços em termos de participação de mercado.

O número de imóveis lançados por esse segmento no cômputo agregado no primeiro trimestre de 2022 (10.013 unidades) representou uma elevação de 35,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior, além de contribuir para a alta de 196,1% no horizonte dos últimos 12 meses (67.132 unidades).

Lançamentos de imóveis comerciais

No âmbito ao desempenho de imóveis comerciais, o resultado do segmento também foi relevante e positivo, considerando as 9.553 unidades transacionadas no trimestre móvel encerrado em março de 2022 (alta de 109,0% em relação ao mesmo período do ano anterior) e 32.919 unidades, no cômputo dos últimos 12 meses (crescimento de 43,5% em comparação aos 12 meses anteriores).

Imóveis de médio e alto padrão

Vale ainda sublinhar o desempenho do segmento de médio e alto padrão no caso das vendas líquidas (crescimento de 120,5% no primeiro trimestre de 2022 e de 50,9%, nos últimos 12 meses) e na relação distratos-vendas (que recuou 4,6 pontos percentuais no primeiro trimestre de 2022 e 4,4 pontos percentuais, na média dos últimos 12 meses) – indicadores que tem contribuído positivamente para o resultado da incorporação no início de 2022, diante de um cenário de elevação das taxas de juros e de pressão inflacionária sobre os custos das empresas e a renda disponível das famílias.

A partir da análise dos dados e indicadores de lançamentos de imóveis é possível avaliar as tendências do mercado imobiliário e o comportamento do cliente para orientar o trabalho de imobiliárias e corretores de imóveis.

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