Transação imobiliária Interveniente Quitante é oferecida pelas bancos e permite ao cliente comprar um imóvel que já tem financiamento
Quando se trabalha como profissional do mercado imobiliário, como é o caso do Corretor de Imóveis, é bastante comum se deparar com algumas expressões bem técnicas e que são pouco conhecidas pelos clientes, mas que fazem parte da rotina nas transações imobiliárias.
O Interveniente Quitante é um bom exemplo disso. Essa expressão representa uma operação de compra e venda de imóveis que soluciona o problema de um cliente que deseja comprar um imóvel de um vendedor que não terminou de pagar o financiamento imobiliário.
Nesse caso, após uma minuciosa avaliação, uma instituição financeira efetua a quitação do financiamento do imóvel do vendedor e criando um novo financiamento para o comprador, abrindo um novo contrato para a aprovação do crédito imobiliário.
Dessa forma, o interveniente quitante é um recurso do sistema de financiamento bancário para que não haja transferência de dívida, e sim para que seja criado um novo plano de crédito imobiliário para que o imóvel que está com dívida possa ser vendido.
A seguir vamos conferir mais detalhes sobre o Interveniente Quitante no mercado imobiliário e saber quais as principais condições e exigências que os bancos costumam fazer para atender os clientes interessados em comprar um imóvel com financiamento imobiliário ativo.
Quem é o Interveniente Quitante
Normalmente, o interveniente é uma instituição financeira ou um banco que funciona como um terceiro elemento para realizar a conclusão de um contrato estabelecido entre duas partes, como é o financiamento imobiliário.
O Interveniente Quitante atua como um agente garantidor (como se fosse um fiador ou devedor solidário) que assume a quitação de uma operação de crédito mediante a criação de um novo financiamento ou empréstimo bancário.
Para realizar o Interveniente Quitante, o banco para onde você quer levar o financiamento deve aprovar seu perfil financeiro por meio de uma minuciosa análise de crédito. A intenção é avaliar se você tem condições de devolver futuramente o dinheiro emprestado.
Onde o Interveniente Quitante é utilizado
Muitos bancos e financeiras tradicionalmente oferecem esse tipo de serviço, que é bastante utilizado como um tipo de solução de crédito para atender os clientes que desejam comprar o imóvel financiado de outra pessoa.
Mas atenção, pois não são todas as instituições financeiras que fazem o Interveniente Quitante, uma vez que não são obrigadas a oferecer essa operação.
Contudo, há vários bancos e financeiras que tradicionalmente oferecem esse tipo de serviço, que costuma ser mais flexível e pode ser contratado por um prazo maior.
Em muitos casos é possível fazer boa parte da contratação do Interveniente Quitante pela internet para ganhar tempo e realizar a negociação o quanto antes.
O processo pode demorar em torno de 30 dias para a emissão do documento de quitação da dívida de financiamento, que desvincula o bem do banco original.
Torne-se um Corretor de Imóveis que conhece financiamento e crédito imobiliário para oferecer uma assessoria qualificada para seus clientes e fazer mais negócios.
Conheça o curso de Financiamento e Crédito Imobiliário do IBRESP!
Dicas para quem procura o Interveniente Quitante
O Interveniente Quitante é um tipo de transação imobiliária muito procurada quando uma pessoa encontra um imóvel para comprar, mas ele está com financiamento em andamento em nome do vendedor, ou seja, ainda não foi quitado.
Também pode ser uma opção interessante quando alguém vai comprar um imóvel novo, por exemplo, mas não quer fazer o financiamento bancário com a instituição de crédito que financiou a construção do empreendimento.
Nesse caso, o cliente procura um agente financeiro que possa realizar o Interveniente Quitante assumindo a compra desse imóvel do banco vinculado ao empreendimento para depois financia-lo em outras condições contratuais e formas de pagamento.
Uma dica importante é que o Interveniente Quitante para a compra de imóvel novo só vale a pena quando esse financiamento for mais vantajoso que o oferecido pelo banco que é responsável pelo empreendimento.
Por isso, antes de tomar qualquer decisão, é importante avaliar o Custo Efetivo Total (CET) e todos os encargos e despesas que fazem parte dessa operação. Vale a pena fazer uma boa pesquisa e consultar um Corretor de Imóveis para fazer a melhor escolha.
Para ficar sempre por dentro das novidades e tudo que acontece no mercado imobiliário, acompanhe o blog do IBRESP!
Se você acredita que essa informação é de utilidade pública, aproveite para compartilhar este post com seus amigos.
Corretor de imóveis que não pagou INSS pode se aposentar?
Contabilidade e gestão financeira são estratégias para o corretor de imóveis economizar, aumentar os ganhos ... Read more
Aluguel de casas e sobrados foi mais rápido em 2021
Pesquisa do Secovi-SP mostra que o aluguel de casas e os sobrados na cidade de ... Read more
Boa tarde, estou tentando comprar um apartamento dessa forma, porém vou pagar a vista com o saldo do meu FGTS. isso é possível ou somente financiando?
Olá Arnaldo, obrigado pela mensagem!
Você precisa verificar essa situação com o interveniente quitante, que é a instituição financeira ou bancária, para ver se é possível fazer a operação de quitação do financiamento com o FGTS, pois há algumas ressalvas, como a liberação do saldo do FGTS a cada dois anos na compra de imóvel.