Dominar técnicas de negociação e vendas, além de estratégias eficientes, como o rapport, podem ajudar nessas situações de cliente com dúvidas
Comprar ou mesmo alugar um imóvel é uma decisão importante, que vai impactar a vida do comprador de forma definitiva. Por isso, é comum que o cliente do Corretor de Imóveis se sinta inseguro ou fique indeciso.
Para muitos profissionais do mercado imobiliário, esse é um momento de ansiedade e frustração. Não saber qual decisão o cliente vai tomar significa não saber os rumos do próprio trabalho.
Na pressa de fazer a venda dar certo, muitos apelam para técnicas de persuasão de vendas que mais atrapalham do que ajudam nesse momento. O que fazer para evitar situações como essa?
Abaixo, vamos dar algumas dicas para lidar com clientes indecisos e inseguros de forma mais gentil e eficiente. Confira:
O primeiro passo é lembrar do que abordamos no começo do texto: essa decisão vai impactar profundamente a vida do cliente. É normal que ele se sinta inseguro e indeciso! Por isso, o Corretor de Imóveis precisa ter paciência.
Tentar apressar a decisão pode levar o cliente a se sentir frustrado e mesmo terminar o contato antes do tempo.
Transmitir confiança, segurança e tranquilidade é uma maneira mais eficiente de manter o contato e compreender o que do que o cliente precisa.
Por isso, quando tiver um cliente indeciso, respire fundo e comece a se colocar no lugar dele. Você tomaria essa decisão com pressa?
As necessidades do cliente estão no centro de todas as técnicas de negociação e vendas. Prestar atenção no que ele procura em um imóvel é a melhor maneira de ajudá-lo a tomar a decisão o mais rápido possível. Logo, desde o primeiro contato, foque-se em resolver as dores dos seus clientes.
Quais pontos não são negociáveis para ele? O que ele pretende fazer com o imóvel? Ele mora sozinho ou acompanhado? Qual é a capacidade financeira do cliente?
A partir de perguntas como essa, o corretor pode se focar nas vantagens do imóvel e apresentar para o cliente o tipo de negócio que ele não pode perder.
O rapport vem do verbo francês “rapporter”, que significa criar uma relação. Ou seja, não apenas se relacionar, mas se esforçar para criar um vínculo que ainda não existe.
Em situações de venda, essa é uma forma de mostrar empatia com o cliente e ganhar sua confiança a partir da segurança, da estabilidade e da hospitalidade imobiliária.
Pense no trabalho do corretor não como uma venda, mas como uma assessoria imobiliária. Você precisa compreender o cliente para ajudá-lo no que ele precisa.
A partir disso, a interação, a troca de conhecimento e a criação de um vínculo vão fazer parte da relação entre o Corretor de Imóveis e o cliente.
Estratégias de vendas, como o rapport, são importantes para o profissional do mercado imobiliário. Mas o essencial é lembrar que você está lidando com seres humanos. Seus clientes têm inseguranças, necessidades e limitações.
Como corretor, o melhor que você pode fazer é entender as emoções do cliente. Com isso, é possível compreender o que ele está buscando e ajudá-lo a encontrar o que precisa.
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