O corretor que domina a documentação imobiliária é um profissional especializado. Saiba como resolver as pendências da documentação do imóvel
O mercado imobiliário tem diversos processos que precisam ser realizados para que as transações imobiliárias sejam concluídas e os clientes fiquem satisfeitos.
Uma situação bastante comum está relacionada à questão dos documentos. Por isso, confira neste post como resolver as pendências na documentação imobiliária.
Primeiramente, faça uma verificação bem detalhada na documentação do imóvel. Identifique omissões de documentos ou inconsistências.
A orientação de um advogado imobiliário pode ser necessária, em determinados casos.
O corretor de imóveis pode solicitar ajuda especializada para uma melhor orientação e interpretação dos documentos, além da correção dos que necessitem de alterações.
Profissionais, como o advogado imobiliário e o contador, por exemplo, fornecem a parceria imobiliária que facilita o processo de regularização do imóvel.
Por isso, conte sempre com um especialista de sua confiança para dar suporte no seu serviço de intermediação de imóveis.
Outra ação necessária para imóveis com pendências é a regularização fundiária.
Entenda como funciona a regularização e os problemas que envolvam a matrícula do imóvel, a demarcação do terreno e o loteamento.
O corretor de imóveis também precisa ter habilidade de negociação de conflitos durante o processo de pendências na documentação da propriedade.
Esse caso é comum em imóveis com dívidas ou disputas com terceiros.
Entrar em contato com credores terceiros para resolver as pendências do imóvel é algo que o corretor de imóveis deve fazer.
A negociação e acordos podem resolver os impasses de forma mais rápida e amigável.
Uma das partes mais comuns e necessárias durante a resolução das pendências na documentação do imóvel é a emissão de certidões negativas de débitos.
Verifique os cartórios e órgãos que fazem a emissão das certidões necessárias ao imóvel, faça a solicitação e pesquise também se há pendências judiciais ou fiscais.
Pagar taxas e tributos é essencial durante o processo de pendências na documentação do imóvel.
Identifique os tributos que estão em atraso, faça os pagamentos e guarde os comprovantes.
Muitos imóveis podem ter contratos vinculados, neste caso faça a análise e verifique se as cláusulas dos contratos estão sendo respeitadas.
Caso exista alguma pendência, providencie a sua regularização.
Cumpra as obrigações contratuais e, se necessitar, faça renegociação de dívidas.
Para atualizar a matrícula e fazer averbações, é necessário procurar um cartório de registro de imóveis e solicitar todas as alterações para resolver as pendências de uma propriedade.
Ao realizar esse processo corretamente, o imóvel fica com sua segurança jurídica protegida.
Acompanhe todas as etapas para ter segurança que sejam resolvidas corretamente.
Mantenha o contato com o advogado imobiliário e com os órgãos responsáveis.
Prevenir futuras pendências também é essencial para deixar a documentação do imóvel sempre em dia.
Organize periodicamente os documentos e faça auditorias e realize os registros e arquivos adequadamente.
Além disso, esteja atualizado e ciente dos regulamentos imobiliários e leis.
No IBRESP, você pode estudar e compreender detalhadamente sobre documentação imobiliária.
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