A administradora de condomínios cuida da gestão condominial, como área fiscal, trabalhista, financeira, entre outras atividades gerenciais
Um condomínio deve ser administrado corretamente para que os condôminos e seus usuários desfrutem de uma boa infraestrutura.
Mas como essa atividade envolve muitas responsabilidades, ele precisa ser realizada por uma empresa qualificada e profissionais capacitados.
A complexidade de uma administradora de condomínios não é de conhecimento de todos. Afinal, muitos podem pensar que a tarefa de cuidar da gestão de um prédio residencial ou comercial pode ser relativamente simples.
Entretanto, a coisa não é bem assim, pois é necessário conhecer e desempenhar muitas atividades específicas, envolvendo diversos serviços de administração, gestão e controle.
Confira neste post o que faz uma administradora de condomínios!
Atribuições na administração de condomínios?
Muitas vezes, o síndico profissional é a pessoa que realiza a gestão do condomínio, porém, conforme o tamanho e as diversas demandas que essa administração requer pode ser necessária a contratação de uma administradora de condomínios ou um gestor.
Essas funções também podem ser realizadas por um corretor de imóveis devidamente capacitado na administração de condomínios.
A administradora de condomínios atua essencialmente na gestão de processos para garantir que todas as atividades do condomínio sejam realizadas da forma correta, sendo as suas principais atribuições:
Realizar a manutenção predial
A manutenção predial é uma atividade que requer profissionais especializados, avaliação, compra de materiais, entre outras ações.
Para isso, a administradora conta com uma gestão responsável por realizar todas essas tarefas com diligência e conforme os valores dispostos para isso.
Plano para despesas e receitas
As receitas e despesas de um condomínio precisam ser bem administradas.
Por isso a gestão deve ser feita por profissionais capacitados para realizar o planejamento e direcionamento das receitas e despesas predial.
Cuidar das contas do condomínio
Cuidar das contas do condomínio é essencial para ter controle e responsabilidade com o que deve e vai ser pago.
Algumas das contas consideradas ordinárias:
- Pagamento de salários de funcionários e prestadores de serviços
- Encargos fiscais e trabalhistas
- Contas referente a manutenção do condomínio e pequenos reparos
- Gastos administrativo
- Seguros diversos que um condomínio necessita
Emissão da cota condominial
A cota condominial é um rateio feito entre os condomínios para as despesas condominiais.
A administradora também pode ficar com a responsabilidade da emissão dessa taxa que é cobrada mensalmente.
Elaborar a folha de pagamento
A folha de pagamento dos funcionários do condomínio é uma tarefa que também pode ser realizada pela gestão do condomínio.
Ou seja, a administradora pode ficar responsável pela contabilidade do condomínio, inclusive referente aos prestadores de serviços e funcionários contratados para exercer suas funções no prédio ou conjunto de casas.
Mediar conflitos
A mediação de conflitos é necessária em qualquer condomínio, mas para que isso seja realizado com cuidado e conforme as leis, a administradora dispõe de profissionais que têm experiência na resolução desses conflitos.
Dentre essas funções relacionadas aos interesses dos condomínios, a administradora também pode realizar convocações para reuniões, orientações e atendimento das solicitações dos condôminos.
Controle do cadastro dos condôminos
Para grandes prédios, é necessário realizar um bom controle do cadastro dos condôminos, e a administradora geralmente realiza esse serviço, além de muitas utilizaram tecnologia que otimizam esse processo.
Gestão da segurança do condomínio
A gestão da segurança do condomínio é outra função que a administradora pode fazer, como a compra e manutenção de itens de segurança, adequação às normas e exigências da lei e dos órgãos responsáveis por essas fiscalizações.
Essas são apenas algumas das diversas funções que uma administradora de condomínios pode exercer.
Para se preparar para atender essa demanda do mercado imobiliário, você pode realizar o curso de Administração de Condomínios do IBRESP.
O conteúdo dessa formação contém o que você precisa para atuar com segurança e excelência na administração de condomínios.
Para mais conteúdos sobre o mercado imobiliário, acompanhe sempre o blog do IBRESP!
Minas Gerais tem boas oportunidades para o corretor de imóveis
Veja o precisa fazer para desenvolver uma carreira imobiliária e aproveitar boas oportunidades para corretor ... Read more
Como tirar o CRECI para Corretor de Imóveis em Minas Gerais?
Saiba o que precisa para se tornar um profissional com CRECI e trabalhar como Corretor ... Read more
Sem comentários