Saiba o que é inteligência emocional e conheça algumas técnicas para ajudar na carreira de corretor de imóveis!
No trabalho do corretor de imóveis, a capacitação profissional precisa ir além da parte que envolve as estratégias de negociação e vendas.
Afinal, conhecer tipos de imóveis, ler contratos e zelar no aspecto legal da venda e locação não são as únicas tarefas do profissional imobiliário.
A mais importante entre elas, e que determina quem se destaca na profissão, é saber lidar com os diferentes tipos de clientes.
A qualidade no atendimento e na hospitalidade imobiliária fazem parte dos processos decisivos para a compra ou aluguel de um imóvel.
O corretor não pode ignorar a maneira como suas atitudes se refletem no relacionamento com o cliente.
Muitas vezes, ser bem atendido é o que mais faz diferença na hora de fechar o negócio e assinar o contrato.
Fazer cursos para corretor de imóveis é essencial para sua capacitação profissional.
Aprender técnicas de inteligência emocional, também. Saiba mais a seguir:
A inteligência emocional é uma habilidade que se divide em dois processos: compreender emoções e saber lidar com elas.
Isso vale tanto para o corretor quanto para o cliente. Ou seja, o corretor apresenta controle emocional sobre os próprios sentimentos, mas também compreende e consegue lidar com os sentimentos do cliente.
Isso é importante porque ajuda a definir toda a comunicação com o cliente.
O domínio emocional nos ajuda a controlar o nervosismo, a domar a insegurança, a transmitir uma imagem mais positiva.
Mas também ajuda a ver quando o cliente está ansioso, quando ele não está satisfeito e quando acredita que encontrou o imóvel certo.
Logo, mesmo que a capacitação profissional seja imprescindível para aprender os detalhes técnicos, treinar sua inteligência emocional é uma maneira eficiente de conquistar e fidelizar clientes.
Em primeiro lugar, é importante pensar que inteligência emocional funciona como todas as habilidades. Ou seja, você precisa praticar para se especializar.
Evidentemente, você não será proficiente de uma hora para a outra. Mas nem por isso, você deve desistir – pratique um pouco a cada dia até ver os benefícios!
Confira, a seguir, algumas práticas simples que vão ajudá-lo:
Somos todos muito afetados pelos ambientes que habitamos. Por isso, capriche nos ambientes que você vai frequentar, assim como seus clientes.
Por exemplo, ao preparar um imóvel para recebe-los, coloque uma música animada em um volume moderado, acenda uma vela aromática e deixe tudo limpo e arrumado.
Esses detalhes deixam o cliente mais relaxado e de bom humor, ao mesmo tempo em que dão mais confiança a você.
Empatia é a capacidade de entender como o outro está se sentindo. Transmita toda sua carisma e compreensão nesse momento.
Quando um cliente estiver demorando para tomar uma decisão, tente compreender os sentimentos dele.
Examine o que ele busca em um imóvel, quais são suas necessidades e quais obstáculos ele quer vencer. Assim, será mais fácil ajudá-lo.
Ao ver que o cliente está ansioso ou hesitante, não o pressione a tomar uma decisão.
Isso é confrontar um sentimento válido que ele tem.
Em vez disso, procure maneiras de ajudá-lo a lidar com essa dificuldade. Por exemplo, faça perguntas que vão ajudá-lo a entender a causa da hesitação.
Nos cursos do IBRESP, você aprende mais sobre essas e outras técnicas de inteligência emocional e estratégia de vendas que vão ajudá-lo a ter sucesso no atendimento imobiliário. Venha saber mais!
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