O financiamento imobiliário no banco público é uma das melhores formas de comprar um imóvel. Saiba as vantagens dessa modalidade de crédito!
O financiamento imobiliário é uma das melhores formas de comprar um imóvel, e os bancos públicos são a principal escolha dos compradores.
Afinal, a conquista da casa própria é o sonho de muitas pessoas, sobretudo no Brasil.
O financiamento imobiliário viabiliza essa conquista, os bancos públicos são os mais utilizados na hora de solicitar o crédito imobiliário.
Confira neste post como funciona o financiamento imobiliário no banco público.
Afinal, como funciona o crédito imobiliário no banco público?
O financiamento imobiliário é um empréstimo utilizado somente para compra de imóveis, seja casa ou apartamento, residencial ou comercial, novo ou usado.
Com o uso do crédito imobiliário não é preciso ter o montante total do valor da propriedade, já que a instituição financeira oferece o financiamento que deve ser pago pelo comprador através de parcelas definidas em contrato.
As parcelas são compostas de correção monetária e juros. O prazo para financiar um imóvel pode chegar a 35 anos.
Conforme a instituição bancária, as condições podem mudar, como o valor total financiado, taxas de juros, formas de pagamento e tempo de contrato.
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são dois bancos públicos vinculados ao governo federal que oferecem o financiamento imobiliário.
O SFH (Sistema Financeiro de Habitação) é utilizado pela Caixa para financiar imóveis, e utiliza como garantia a alienação fiduciária, ou seja, o próprio imóvel como garantia de pagamento do crédito.
A amortização ou entrada também é facilitada com o uso do FGTS para imóveis residenciais.
No Banco do Brasil, por exemplo, é possível financiar imóvel de até R$ 5 milhões em até 420 meses.
A Caixa e o Banco do Brasil permitem a simulação do financiamento imobiliário pelo site oficial da instituição financeira.
Assim é possível verificar o valor financiado, parcelas, taxas de juros e tempo de contrato, mas é necessário ir até uma agência do banco para verificar o score de crédito e a possibilidade da contratação do financiamento.
O banco faz uma análise de crédito para verificar o tipo de crédito que mais se adequa ao cliente.
Com a simulação e documentação imobiliária aprovada, é necessário fazer a avaliação do imóvel e a assinatura do contrato.
Já o pagamento das parcelas deve seguir as cláusulas contratuais.
Tabela Price
Existem algumas modalidades de pagamento do crédito imobiliário, a Tabela Price é uma delas. As parcelas da Price são fixas durante todo o período do contrato.
Sistema Sacre
Nesta modalidade, a amortização ocorre com o cálculo do saldo devedor atual pela quantidade de tempo restante a pagar. Há um valor de parcela estabelecido e durante os meses há uma diminuição no valor das parcelas.
SAC
A Tabela SAC é uma modalidade com parcelas decrescentes, em que a tarifa de juros tem uma base de cálculo conforme as parcelas restantes.
Documentos para solicitar o financiamento imobiliário
Alguns documentos são fundamentais para solicitar o crédito imobiliário na Caixa e em outros bancos públicos. Os mais comuns são:
– RG
– CPF
– Comprovante de renda
– Comprovante do estado civil
– Declaração do Imposto de Renda
Os autônomos também precisam comprovar renda, neste caso, a declaração completa do Imposto de Renda, Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (DECORE), contrato de prestação de serviços ou outros documentos que comprovem sua condição.
Um contador pode ajudar na hora de obter a documentação necessária para o autônomo comprovar renda.
O comprovante de renda é utilizado para definir o valor máximo a ser financiado e também o valor das parcelas.
Um detalhe importante é que o valor das parcelas deve ser de até 30% da renda mensal dos compradores.
Caso o imóvel seja comprado por mais de uma pessoa ou por um casal, todos os documentos exigidos são para as duas ou mais pessoas.
Quer iniciar uma carreira de sucesso no mercado imobiliário? Conheça o curso TTI do IBRESP para se tornar um Corretor de Imóveis.
Saiba mais sobre o mercado imobiliário, confira o blog do IBRESP.
Como negociar imóvel comercial e residencial?
Saber como negociar imóvel comercial e residencial faz toda a diferença nas vendas e na ... Read more
Imobiliária é um bom investimento para o corretor de imóveis?
Ser corretor de imóveis é ter acesso a opções de ganhos e crescimento profissional. Ter ... Read more
Sem comentários